Passados 70 anos de uma das mais trágicas enchentes que da história do Rio Grande do Sul, um livro e uma exposição buscam resgatar o que ocorreu em maio de 1941, há exatos 70 anos, especialmente na cidade de Rio Grande e em Porto Alegre.
> Vídeo: confira um passeio pela exposição com as imagens da enchente de 1941
Em Águas de Maio, o historiador e professor Luiz Henrique Torres, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), relata, de forma didática e ilustrada, os momentos em que a inundação chegou ao sul do Estado após atingir a Capital, rumando pela Lagoa dos Patos.
Segundo Torres, as precipitações se iniciaram ainda em abril, fazendo o nível do Guaíba subir quase cinco metros. Porto Alegre ficou alagada e mais de 70 mil pessoas foram atingidas, dos 240 mil moradores que havia na cidade à época. As águas seguiram o curso para o sul, em direção ao Oceano Atlântico. No estuário da Lagoa dos Patos, em Rio Grande, o afunilamento na Barra deixou mais de um terço da cidade submersa. Mais de 4 mil pessoas precisaram procurar abrigos públicos e outras 4 mil se refugiaram em casas de parentes e amigos. À época, Rio Grande contava com cerca de 70 mil moradores. Foram registrados quase 100 milhões de metros cúbicos de água por hora passando pelo canal, mais do que o dobro do comum.
- Aquela foi a primeira vez em que tivemos registro da ação do do fenômeno El Niño no Estado - destaca Torres.
O aposentado Antônio Marques tinha 11 anos quando as águas chegaram perto de invadir sua casa na antiga povoação da Barra, em Rio Grande.
- Minha casa era mais alta do que as dos vizinhos da época e, por isso, a água não entrou. Mas lembro de muitos terem que sair de suas residências. Foi um grande susto - recorda.
A exposição Memórias das Águas - 70 Anos da Enchente de 1941 em Rio Grande, que acompanha o volume, estará aberta até 16 de junho, na Fototeca Municipal do Centro de Cultura (Rua Marechal Floriano, 91), em Rio Grande, com visitação de segundas a sextas. O livro, que custa R$ 20, pode ser encontrado na livraria Vanguarda e na Editora e Gráfica da Furg.
Memória
Livro e exposição relembram enchente de 1941
Episódio ocorrido especialmente em Rio Grande e em Porto Alegre completa 70 anos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: