Música

Música e legado
Notícia

Com homenagem a Ayrton dos Anjos, o Patineti, 10º O Grande Encontro reunirá mais de 50 estrelas do tradicionalismo

A partir da edição que será realizada nesta terça-feira, em Porto Alegre, Caetano dos Anjos assume o comando do evento idealizado por seu pai, morto em junho

Carlos Redel

Enviar email
Eduardo Rocha / Divulgação
O Grande Encontro — Música dos Gaúchos celebra a sua 10ª edição nesta terça-feira.

Se Ayrton dos Anjos, o Patineti, não está mais presente fisicamente pelas ruas do seu querido Rio Grande do Sul, o seu legado continua vivo. E um dos projetos favoritos do produtor musical, que morreu em junho deste ano, é O Grande Encontro — Música dos Gaúchos, que ganhará a sua 10ª edição

O evento ocorre nesta terça-feira (12), às 20h, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre (veja detalhes ao final do texto), com a ideia de valorizar e promover a cultura tradicionalista. No palco, haverá encontros já consagrados e outros inéditos, mas sempre com clássicos da música gaúcha, com o objetivo de colocar a plateia para cantar junto com mais de 50 artistas. 

Estas são algumas das promessas de Caetano dos Anjos, filho de Patineti que, a partir de agora, assume o comando da iniciativa e, neste ano, prestará homenagem ao icônico produtor gaúcho. Além do show, haverá o lançamento do Prêmio Ayrton Patineti dos Anjos, distinção anual que tem como objetivo reconhecer um artista e uma empresa de destaque na cultura gaúcha. 

De certa maneira, ficou quase como uma responsabilidade eu tocar esse legado do Patineti. Me senti tenso, porque não tinha certeza se os artistas viriam comigo e o meu pai praticamente validava participar de O Grande Encontro. Os artistas abraçaram a causa e, no final das contas, tive muita facilidade em conseguir fazer a curadoria. Eles toparam de primeira — conta Caetano. 

Segundo o novo curador do evento, a homenagem para o seu pai fez com que os artistas ficassem emotivos e, ao mesmo tempo, ainda mais dedicados para fazer a apresentação da melhor maneira possível. Na extensa lista de confirmados, estão nomes como Elton Saldanha, Neto Fagundes, Ernesto Fagundes, Gaúcho da Fronteira, Shana Müller, César Oliveira e Rogério Melo, Loma, Luiza Barbosa, Luiz Marenco e Érlon Péricles. 

Participando desde a primeira edição, em 2013, Renato Borghetti acredita que reunir um time tão extenso e representativo para a cultura gaúcha em um evento como O Grande Encontro só foi possível graças ao profissionalismo e ao carisma de Ayrton dos Anjos: 

Só o Patineti para conseguir fazer isso, porque todos os artistas estão nesta edição. Se não estão todos, é quase, mas só porque alguns talvez tenham problemas de agenda. Só ele conseguia reunir um time tão legal e representativo. As pessoas vão, assim como eu, muito por causa dele. Não existiria um O Grande Encontro se não existisse uma figura como o Patineti. 

Esta comoção ao redor do nome do produtor musical ajudou a tirar esta 10ª edição do papel, mas Caetano acredita que a consolidação de O Grande Encontro na agenda da Capital também tem forte impacto na hora da reunião dos nomes:  

— É um projeto amado tanto pelo público quanto pelos artistas. Acredito que a gente vai ter muita facilidade em tocar isso e continuar essa história. Os artistas falam que esse legado é meu, mas eu costumo dizer ao contrário: "Esse legado agora é de vocês". Eu só fico tentando viabilizar, como sempre. 

Jefferson Botega / Agencia RBS
Ayrton dos Anjos, o Patineti, no Auditório Araújo Vianna, nos preparativos para "O Grande Encontro" de 2022.

Mudanças e continuidade 

Hoje representante da Associação Brasileira de Música, Caetano dos Anjos conta que trabalhou com Ayrton por muitos anos, mas atuando nos bastidores, tornando realidade as ideias do esfuziante pai. O seu lugar, segundo o próprio, é fora dos holofotes, sem puxar para si o protagonismo, que tem de ser dos artistas. Por isso, conta que está muito à vontade na condução desta edição histórica do projeto. 

A presença do pai está tão forte, as coisas estão dando tão certo, que a gente está conseguindo conduzir tudo com muita facilidade, desde a parte técnica até a parte artística. Porque não é fácil produzir um grupo de 50, 60 nomes. Existem prioridades, necessidades, desejos. E a gente tem que respeitar um por um — salienta o filho de Patineti.

Dentro deste respeito que Caetano comenta, ainda está aquele despendido ao projeto criado pelo pai, cuja essência ele quer manter, mas fazendo alterações para melhorar seu funcionamento

— A gente não tinha muito uma direção artística, um roteiro do show. E isso a gente mudou neste ano. Então, a tendência é que o show seja um pouco mais dinâmico, mais em clima de espetáculo, que a coisa flua com um pouco mais de rapidez, porque, às vezes, chegava a quase quatro horas de espetáculo. Fica um pouco cansativo. A gente não vai mudar o projeto, mas qualificá-lo, profissionalizar um pouco. O Grande Encontro merece, depois de 10 anos, esse carinho especial. 

Borghetti complementa afirmando que o projeto é, além de um show, a chance de rever amigos, sendo um grande encontro no palco, mas também nos bastidores. Esse diferencial, que é a alma da iniciativa, será mantido: 

— O Caetano é um "Patinetinho", cópia total. E em todos os sentidos: querido, competente, parceiro, amigo de todos os músicos. E isso é O Grande Encontro, uma demonstração de amizade. Isso é maravilhoso.

10º O Grande Encontro — Música dos Gaúchos 

  • Nesta terça-feira (12), às 20h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre. 
  • Ingressos: a partir de R$ 25 (solidário, mediante doação de 1kg de alimento não perecível).  
  • Pontos de venda sem taxa: Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611), das 10h às 22h, somente em dinheiro; e bilheteria do Araújo Vianna, somente no dia do evento, duas horas antes do show. Ponto de venda com taxa: pela plataforma Sympla
  • Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e acompanhante sobre o valor inteiro do ingresso. 
  • Classificação etária: livre.
GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha +

15:00 - 16:30