O reencontro do cantor e compositor Edu Falaschi com o público gaúcho no próximo sábado (21) em Porto Alegre, irá além de uma entrega artística tradicional de um músico que soma no currículo passagens por algumas das bandas mais importantes do heavy metal brasileiro. O show também será marcado por uma doação literal. Ex-vocalista do Angra, Falaschi escolheu o palco do Bar Opinião para anunciar a destinação de R$ 20 mil que arrecadou em um leilão criado para ajudar os gaúchos vítimas da enchente.
Em entrevista ao Programa Playlist, da Rádio Gaúcha, o cantor deu detalhes da iniciativa. O artista passaria pelo Rio Grande do Sul em maio com a turnê que homenageia os 20 anos do DVD Rebirth Live in São Paulo (2003), do Angra. Mas a enchente mudou os planos.
— Falei com o meu empresário e disse que queria ajudar. De repente, uma forma de estimular as pessoas a contribuírem foi fazer a entrega de um objeto importante para mim, que, no caso, é um violão particular em que eu compus muitas das minhas músicas — explica Edu.
Com passagens por bandas como Mitrium, Symbols e o projeto Almah, foi no Angra que Edu Falaschi encontrou a fase de maior repercussão nacional e internacional da carreira, com trabalhos como Rebirth (2001), o EP Hunters and Prey (2002), Temple of Shadows (2004), Aurora Consurgens (2006) e Aqua (2010). Após uma vida profissional pautada por trabalhos coletivos, o artista chegou aos sete anos de trabalho solo e acha improvável, neste momento, um reencontro com os antigos companheiros de Angra.
— A gente tem se falado mais. De vez em quando rola uma mensagem. Mas a gente não chegou no ponto ainda de se encontrar. Não estamos nem perto disso ainda, eu acho — diz o cantor.
O show de Edu Falaschi em Porto Alegre ocorrerá no próximo sábado, a partir das 21h, no Bar Opinião (José do Patrocínio, 834). A apresentação, que celebra os 20 anos do DVD Rebirth Live in São Paulo, inclui clássicos e músicas que não são apresentadas ao vivo pelo músico há mais de 12 anos, incluindo a fase do ex-vocalista André Matos, como Carry On, Nothing To Say, Time, Make Believe e mais.