O cantor e compositor Gilberto Gil anunciou nesta terça-feira (6) sua turnê de despedida. Intitulada Tempo Rei, a série de shows começa no dia 15 de março de 2025, em Salvador (BA), e tem sua última data prevista para 22 de novembro, no Recife (PE).
Porto Alegre não está prevista na agenda. Realizada pela 30E em parceria com a Gege Produções, a turnê deve ocupar todo o ano de 2025. Na coletiva de anúncio, a organização ressaltou que novas datas podem ser inseridas.
"Chega de tanta correria por aí"
Aos 82 anos, Gil destacou que a decisão de se despedir dos palcos já vinha amadurecendo há alguns anos. Ele ressaltou que vinha pensando em desocupar seu tempo, no sentido mais convencional da palavra.
— Cantar, tocar, fazer música, viajar, fazer excursões. Encontrar jornalistas, gente, fãs e tudo mais. Aviões, trens, ônibus, carros, navios. Tudo isso ocupa um tempão danado — descreveu Gil. — No meu caso, são quase 70 anos. É um bocado de tempo. O amadurecimento (de quando) decidíssemos que esse ciclo todo chegaria ao fim foi uma decisão normal, do próprio passar do tempo. Foi nos convencendo que era preciso chegar uma hora e dizer não, chega de tanta correria por aí.
Respondendo a Zero Hora, Gil refletiu sobre as saudades que os palcos e as turnês deixarão.
— Acho que vou sentir falta de um microfone mesmo. É o elemento que caracteriza estarmos no palco. Já comecei em uma época que todo som era amplificado. Isso vai fazer falta, esse "hãããããã" (onomatopeia imitando a sonoridade de um microfone). O "quiiiiii" da guitarra. O "bum bum bum" da bateria. "Ah, Gil, eu te amo" das meninas (risos). Ao mesmo tempo, vou dizer "puxa vida, isso tudo não é mais ocupação". Nem o microfone ou o grito da neta da minha fã de 50 anos atrás (risos). Vou ter outras ocupações. Mas tudo vai deixar saudade. Até porque saudade é bom, né?
Venda de ingressos
A pré-venda de ingressos será exclusiva para clientes do Banco do Brasil com cartões Ourocard e ocorrerá no dia 19 de agosto, a partir das 10h, e se estende até 22 de agosto, pela plataforma Eventim.
No dia 22, a partir do meio-dia, a venda de ingressos será aberta para o público geral, também pela plataforma da Eventim.
Datas e locais dos shows de Tempo Rei, de Gilberto Gil
- 15 de março de 2025 - Salvador - Casa de Apostas Arena Fonte Nova
- 29 de março de 2025 - Rio de Janeiro - Farmasi Arena
- 30 de março de 2025 - Rio de Janeiro - Farmasi Arena
- 11 de abril de 2025 - São Paulo - Allianz Parque
- 12 de abril de 2025 - São Paulo - Allianz Parque
- 7 de junho de 2025 - Brasília - Arena BRB Mané Garrincha
- 14 de junho de 2025 - Belo Horizonte - Arena MRV
- 5 de julho de 2025 - Curitiba - Ligga Arena
- 9 de agosto de 2025 - Belém - Estádio Mangueirão
- 15 de novembro de 2025 - Fortaleza - Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 22 de novembro de 2025 - Recife - Classic Hall
As apresentações da turnê terão direção artística de Rafael Dragaud e direção musical de Bem Gil e José Gil.
No palco, o cantor estará acompanhado de Bem Gil (guitarra), José Gil (bateria), João Gil (baixo), Nara Gil (voz), Flor Gil (voz), Mariá Pinkusfeld (voz), Diogo Gomes (sopro), Thiago Oliveira (sopro), Marlon Sete (sopro), Danilo Andrade (teclado), Leonardo Reis (percussão), Gustavo Di Dalva (percussão), Mestrinho (sanfona) e ainda de um quarteto de cordas.