O Festival Rap In Cena articulou junto aos artistas Mano Brown, Filipe Ret, L7nnon, Papatinho, Hungria e Orochi a doação de mais de 150 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul nas últimas semanas.
As doações contam com alimentos, água potável, roupas, produtos de higiene e limpeza, rações para pets, colchões, travesseiros, colchas, entre outros.
— Vendo tudo que estamos sofrendo, logo comecei a ligar e a articular com nossos parceiros do Brasil, onde tive um retorno rápido e todos foram nos ajudando ligeiramente com envios de carretas cheias de donativos para ajudar o nosso povo. Isso me deu esperança e mostrou a potência do hip-hop e dos parceiros, mostrando que unidos venceremos mais uma vez essa tragédia que assola o nosso Estado — declarou Keni, idealizador do festival.
Os envios às famílias foram feitos pelo Museu da Cultura Hip Hop RS, o primeiro espaço dedicado ao gênero musical no Brasil, localizado na Vila Ipiranga, em Porto Alegre. Desde que as chuvas passaram a atingir o Rio Grande do Sul, o local interrompeu por tempo indeterminado suas atividades normais e passou a atuar como ponto de coleta de mantimentos na Capital.
O Rap in Cena reforça o seu compromisso social em atuar diretamente na busca de recursos para conseguir atender o máximo de pessoas possível com os donativos. Além disso, o festival integra o Projeto Doe um Play, que incentiva a doação de “plays” para artistas gaúchos através de playlists segmentadas pelos principais gêneros musicais.
A iniciativa visa apoiar a música independente, ajudando artistas a continuarem mostrando seu trabalho mesmo diante do triste cenário de cheias no Estado.