Prevendo mais de 10 horas de música e muita dança, o festival Samba Porto Alegre vai ocorrer neste domingo (28), no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), a partir das 14h. A expectativa da organização é que cerca de 20 mil pessoas compareçam ao espaço. O evento reunirá nomes consagrados do pagode brasileiro, como Dilsinho, Menos É Mais, Turma do Pagode e Rodriguinho, além de atrações locais.
Representando o cenário gaúcho no festival, haverá Imperadores do Samba, Roda Samba Porto Alegre (Paulista, do grupo Samba Tri, sobe ao palco com músicos do pagode gaúcho) e os DJs João Veppo e Raffa Santos.
Realizado pelo Grupo Prime, o festival estreia com a finalidade de interseccionar a história do samba e do pagode com a cultura gaúcha. Afinal, é a terra de Lupicínio Rodrigues, Túlio Piva, Caco Velho, Zilá Machado, Luis Vagner, Bedeu, entre tantos outros nomes.
— Podemos esperar um mergulho na cultura do samba e do pagode — destaca Rodrigo Bili, diretor do Grupo Prime. — O diferencial está em trazer felicidade ao público gaúcho por ser um festival regional e pensado para o povo daqui. Vamos proporcionar uma experiência única de celebração, no maior festival desse ritmo já visto no Rio Grande do Sul. Vamos surpreender com muita cenografia, palco e personagens.
Sobre o line-up do festival, Bili destaca que o Grupo Prime buscou escalar as maiores atrações no segmento para trazer "alegria e diversão para todos os presentes no evento".
Um desses nomes é Rodriguinho, 46 anos, que entrou em evidência nos últimos meses por conta de sua participação no Big Brother Brasil. Ex-integrante do grupo Os Travessos, o cantor e compositor lançou o EP Rodriguinho na NBA Store, em 16 de abril. No mês que vem, sairá o livro, intitulado Fora da Caixa — Um Novo Ciclo, que reflete sobre sua passagem pelo reality show. Em seu show, não deve faltar o sucesso Tô te Filmando (Sorria).
— Rodriguinho é só hit. Ele traz a energia do pagode romântico, com sucessos que conquistaram fãs ao longo dos anos, e promete uma performance inesquecível no Samba Porto Alegre — atesta Bili.
Carisma no palco
Outro representante do pagode romântico é Dilsinho, só que de uma geração mais contemporânea. Natural da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e com 10 anos de carreira solo, o cantor e compositor acumula hits como 12 Horas, Péssimo Negócio, Pouco a Pouco, Refém, Trovão, Controle Remoto, entre outros.
De São Paulo vem a Turma do Pagode, que é conhecida por seu carisma no palco e sucessos como Lancinho, Camisa 10, Cobertor de Orelha, Sua Mãe Vai me Amar e Deixa em Off. Formado por Leiz (tantã e vocal), Caramelo (banjo e vocal), Rubinho (pandeiro), Thiagão e Neni (percussão), Marcelinho TDP (cavaquinho), Leandro Filé (violão) e Fabiano Art (surdo), o grupo está junto há 30 anos, mas começou a estourar mesmo nos anos 2000. No ano passado, a Turma lançou o álbum ao vivo TDP 20 — Nossa História, que repassa a trajetória do grupo.
Uma das atrações mais aguardadas do festival será Menos É Mais. O grupo brasiliense se notabilizou com o projeto Churrasquinho, que foi lançado em álbum durante a pandemia e virou show posteriormente. Nesse formato, o Menos É Mais resgata clássicos do pagode dos anos 1990 e 2000 em pot-pourri, mas também promove a descontração e a espontaneidade de uma roda de samba. Contando com Duzão (vocalista), Gustavo Goes (repique), Paulinho Félix (pandeiro) e Ramon Alvarenga (surdo), o grupo consolidou o hit Lapada Dela no ano passado, em parceria com o cantor e compositor Matheus Fernandes.
Samba Porto Alegre
- Neste domingo (28) no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), a partir das 14h.
- Ingressos a partir de R$ 130 pela plataforma Ingresse.
- Reserva de camarotes e mesas: (51) 98098-7229.
- Classificação: 18 anos.
- Outras informações pelo site sambaportoalegre.com.br.
Programação
- DJ Raffa Santos - 14h
- Roda Samba Porto Alegre (Paulista, do grupo Samba Tri, sobe ao palco com músicos do pagode gaúcho) - 14h30min
- DJ João Veppo - 15h30min
- Turma do Pagode - 16h
- Imperadores do Samba - 17h30min
- Dilsinho - 18h
- Menos é Mais - 20h
- Rodriguinho - 22h30min
- Encerramento - 23h55min