Após sua saída do BBB 24, o funkeiro MC Bin Laden anunciou que mudaria seu nome artístico para MC Binn. Na ocasião, o artista explicou que seu pseudônimo estava causando problemas: o MC já teve seu visto barrado nos Estados Unidos pelo menos três vezes, por conta da referência a Osama Bin Laden, um dos líderes fundadores da Al-Qaeda, conhecido pelos atentados das torres gêmeas em 11 de setembro de 2001, na cidade de Nova York.
Além do ex-BBB, que deve oficializar a troca de nome no lançamento de seu novo EP, outros artistas também já mudaram a forma como se apresentam ao público, alguns com mais sucesso que outros. Confira abaixo alguns dos casos:
Ludmilla
Até 2014, a dona de sucessos como Socadona e Maldivas era conhecida por Mc Beyoncé. Entretanto, quando a cantora estava no processo de produção de seu primeiro álbum, sua gravadora sugeriu que o nome fosse alterado por motivos contratuais. Ela aceitou e, inicialmente, foi chamada de MC Ludmilla. A mudança definitiva para apenas Ludmilla aconteceu mais tarde, durante o programa Esquenta, apresentado por Regina Casé.
Ye
Depois de construir 20 anos de carreira sob o nome Kanye West, o rapper americano decidiu aderir uma nova identidade em setembro de 2018, e passou a assinar como Ye. O nome é uma abreviação de Kanye, mas também possui sentido religioso: Ye , no inglês, pode ser traduzido para "vós", pronome utilizado frequentemente na bíblia. Apesar da mudança, Ye continua conhecido por seu nome original.
Gal Costa
Quando iniciou sua carreira, em 1964, Gal Costa se apresentava com seu nome de batismo, Maria da Graça Costa Penna Burgos. Gal era a forma carinhosa como seus amigos a chamavam, juntamente com Gracinha e Gaúcha, apelido dado por Gilberto Gil.
Quem convenceu a cantora a adotar Gal como seu nome artístico foi o produtor musical Guilherme Araújo, sob o pretexto de ser "mais feminino". Entretanto, a escolha gerou polêmica no início. Caetano Veloso, amigo próximo da cantora, não gostou da mudança. Para ele, "Gal" parecia abreviação da palavra general e, juntamente com o sobrenome Costa, o remetia ao General Costa e Silva, que governou o Brasil durante a ditadura militar.
Katy Perry
Nascida Katheryn Elizabeth Hudson, Katy adotou o pseudônimo Katy Perry para seguir sua carreira artística. Após lançar suas primeiras músicas assinando como Katy Hudson, ela percebeu que poderia acabar sendo confundida com a atriz Kate Hudson devido a similaridade dos nomes. Assim, ela manteve Katy e passou a utilizar o sobrenome de solteira de sua mãe: Perry.
Baby do Brasil
Conhecida como Baby Consuelo até 1994, Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade revelou que decidiu mudar seu nome após uma viagem para Santigo de Compostella. Na ocasião, ela decidiu abandonar o nome Consuelo. Ela afirmou ter ouvido do divino que não era Baby dos Estados Unidos e nem da Europa, mas sim Baby do Brasil.
Abel Tesfaye
Responsável por músicas como Die For You e Starboy, o cantor The Weekend afirmou que esse capítulo de sua história está prestes a acabar. Registrado como Abel Tesfaye, o músico já utiliza seu nome de batismo em alguns trabalhos, como na série The Idol, do Max. Em entrevista para a W Magazine, Abel afirmou que logo chegará o momento de "matar The Weekend".
Naldo Benny
Em 2012, o cantor de funk até então conhecido apenas como Naldo passou a se chamar Naldo Benny. Na época, ele explicou que Benny deriva do hebraico e significa abençoado. De acordo com o cantor, outro fator que contribuiu para a mudança é o fato de que, para ele, a sonoridade lembra os sobrenomes "gringos".