Após estrear a temporada 2024 com um concerto em homenagem a Maria Callas na quinta-feira (21), com a renomada soprano brasileira Carmen Monarcha, a Orquestra Theatro São Pedro, de Porto Alegre, anunciou a programação completa para este ano, com outras 30 atrações até dezembro.
Serão oito concertos da Série Theatro São Pedro, um espetáculo operístico, dois concertos da Orquestra Jovem Theatro São Pedro, 10 da Série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros, além de nove apresentações da Série Concertos Comunitários Zaffari, que trarão aproximações entre a música de concerto e os universos do pop, do jazz e do tango. Tudo sob regência de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da orquestra.
Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos a partir desta quarta-feira (27) pelo site do Theatro São Pedro.
Programação da Série Theatro São Pedro
Tarantino no Cinema (25 de abril)
Sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, o concerto terá participação do cantor Rafael Gubert e contará com canções e peças instrumentais marcantes das obras do cineasta norte-americano Quentin Tarantino.
Violino Virtuoso (23 de maio)
A violinista austríaca Elisso Cogibedaschwili é a convidada especial do espetáculo Violino Virtuoso, que destaca importantes obras dedicadas ao instrumento. Com regência e direção artística de Evandro Matté, a apresentação terá em seu programa o Concerto para Violino nº 2, de Otar Taktakishvili.
Jazz em Concerto (20 de junho)
A cantora norte-americana Dee Dee Simon faz sua estreia no Brasil em uma apresentação inédita com a Orquestra Theatro São Pedro e o pianista Luciano Leães no espetáculo Jazz em Concerto, que promove uma viagem pelo gênero musical marcado pelo improviso.
Bicentenário da Imigração Alemã (18 de julho)
O espetáculo em alusão aos 200 anos da chegada dos imigrantes alemães em solo gaúcho terá regência e direção artística do maestro Evandro Matté e participação do violoncelista alemão Clemens Weigel.
Albéniz & Piazzolla (22 de agosto)
A orquestra promove uma noite permeada pelo tango e pelo flamenco, tendo o acordeonista Iñaki Alberdi, do País Basco, como solista convidado. Sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, o instrumentista vai tocar Las Cuatro Estaciones Porteñas, de Piazzolla. O programa também terá Astúrias, do compositor espanhol Isaac Albéniz.
Puccini: O Seu Nome É Amor! (14 e 15 de setembro)
Em homenagem ao centenário de falecimento do compositor de óperas Giacomi Puccini, a apresentação reúne cenas das principais criações do italiano em duas récitas com participação especial da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) que terão como solistas a soprano Eiko Senda e o tenor Lazlo Bonilla.
Festival Mendelssohn (24 de outubro)
A apresentação terá regência do destacado maestro convidado Cláudio Cohen e, como solistas, o violinista Emerson Kretschmer e o pianista André Carrara. O programa inclui o Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor, Opus 64.
Festival Beethoven (21 de novembro)
O destaque do programa será o Concerto para Violino, Violoncelo e Piano em Dó Maior, Opus 56. A apresentação especial será conduzida pelo regente e diretor artístico Evandro Matté e terá como solistas a violinista Brigitta Calloni, a violoncelista Martina Ströher e o pianista Jauro Gehlen.
Concerto de encerramento da temporada (19 de dezembro)
O encerramento da temporada 2024 da orquestra será com um concerto especial de fim de ano regido pelo maestro e diretor artístico Evandro Matté e com dois solistas convidados: Pablo Rossi, considerado dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, e Ludmilla Bauerfeldt, soprano que tem presença frequente nas principais casas de ópera do país.