Após ser premiado na categoria Dr. Dre de Impacto Global, que homenageia artistas que tiveram impacto significativo na indústria musical, o rapper Jay-Z, 54 anos, criticou o Grammy em seu discurso na noite deste domingo (4). No palco, o artista lembrou que sua esposa, Beyoncé, mesmo sendo a maior ganhadora da história da premiação, nunca levou para casa a estatueta mais cobiçada do evento, a de álbum do ano.
A crítica segue repercutindo e levantando debate nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (5).
— Amo todos vocês e estamos tentando fazer o certo, ou quase certo. É subjetivo, afinal, estamos falando de música. Não quero constrangê-la, mas ela tem o maior número de troféus do Grammy da história e nunca levou álbum do ano. Não faz sentido — afirmou ele ao apontar para Beyoncé.
— Alguns de vocês vão hoje para a casa com a sensação de terem sido roubados, e alguns foram mesmo. Outros nem pertencem a nenhuma categoria — acrescentou. — Mas esqueçam o Grammy por um momento e continuem mostrando seu talento. Até que recebam o que acreditam que merecem.
O discurso do rapper fez com que seu nome figurasse nos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter). "Nós, um pouco Jay-Z, que falamos a verdade quando ficamos nervosos", escreveu um usurário. "Jay-Z falou foi pouco", defendeu outro perfil.
Não é a primeira vez que o artista critica a premiação ou mesmo que utiliza o prêmio como recipiente para bebida. "Mande o Grammy se ferrar com essa bosta de oito nomeações e zero vitórias / você já viu uma plateia ir à loucura?", canta ele em Apeshit, do álbum Everything Is Love.