Um dos grandes nomes da Bossa Nova, Carlos Lyra, faleceu na madrugada deste sábado (16), aos 90 anos. O artista que, em seus mais de 70 anos de carreira, firmou parcerias inesquecíveis com grandes nomes da música, como Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli e Geraldo Vandré, deixou um grande legado cultural.
Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Lyra conta com um repertório de 196 obras musicais e 355 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil.
Em celebração aos 90 anos do artista e de sua vasta carreira, no início deste mês, alguns de seus maiores sucessos foram reunidos no disco Afeto. As canções foram interpretadas por um time de convidados de peso, entre eles Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Lulu Santos.
Abaixo, GZH separou cinco dos maiores sucessos de Carlos Lyra:
Maria Ninguém
A música de Lyra foi regravada por nomes como João Gilberto, Rita Lee e, também, Brigitte Bardot, famosa atriz francesa.
Coisa Mais Linda
Famosa na voz de Caetano Veloso, a música foi composta em uma parceria entre Lyra e Vinicius de Moraes.
Você e Eu
Também parceria entre Lyra e Vinicius de Moraes, a música foi regravada por João Gilberto e Gilberto Gil, entre outros grandes artistas.
Saudade Fez um Samba
A canção, na vanguarda da Bossa Nova, fez um enorme sucesso ao ser gravada por João Gilberto em seu disco Chega de Saudade.
Lobo Bobo
Parceria de Lyra com Ronaldo Bôscoli, a música foi gravada por nomes como João Gilberto e Wilson Simonal.