O desenvolvedor de software Guilherme Calderaro, 27 anos, de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, viu seu nome viralizar nas redes sociais após compartilhar o resultado de sua retrospectiva no Spotify. O que chamou a atenção foi que a voz mais ouvida na conta do jovem foi a do jornalista Cid Moreira, responsável por gravar uma série de Salmos bíblicos na plataforma. No entanto, quem colocou o nome do ícone da TV brasileira no topo da lista foi a sua avó, Maria Vargas, 80 anos.
"O hiperfoco da minha vó no Salmo 91 meio que estragou meu Spotify Wrapped", declarou Guilherme em seu perfil do X (antigo Twitter).
Todos os dias pela manhã, Maria aciona a assistente virtual Alexa, que está conectada na conta do neto na plataforma de áudio, e pede para ouvir a mensagem bíblica na voz de Cid Moreira. O resultado desse hábito rendeu 488 reproduções no ano e mais de 1.500 minutos escutados na voz do jornalista.
— Eu estava esperando que ele fosse aparecer em algum lugar na minha retrospectiva, porque, ao longo do ano, eu fui vendo que apareciam sugestões de playlists do Cid Moreira, do Padre Marcelo Rossi. Essas recomendações geralmente vêm com base no que tu escuta bastante — diz o jovem. — Não "estragou" [minha retrospectiva]. Com certeza, foi algo cômico. Eu não levo tão a sério assim a retrospectiva. Eu até poderia durante o ano ter feito uma conta nova para ela, mas era uma coisa que não tinha problema para mim — aponta Guilherme.
Chega o final do mês de novembro e o resultado da Spotify Wrapped, a retrospectiva das músicas mais ouvidas, provoca uma grande expectativa nos usuários para saber quais foram as mais escutada do ano. Com base no gosto de Guilherme, era esperado que aparecessem artistas como Blackpink, Fall Out Boy, Anitta, Pabllo Vittar e Ludmilla, por exemplo. Parte destes chegaram a aparecer no ranking, mas acabaram ficando em posições mais baixas:
— Postei no Twitter porque achei engraçado, achei que as pessoas pudessem achar engraçado também, porque durante o ano eu já tinha mostrado para os meus amigos que sempre aparecia alguma coisa do Cid Moreira no meu Spotify. Quando saiu a retrospectiva e eu vi que o ele ficou em primeiro, eu estava esperando que ele fosse aparecer, mas não pensei que seria o primeiro.
Nas posições seguintes de músicas mais ouvidas apareceram as canções Ipê Florido, na voz de Humberto & Ronaldo; Velhas Cartas, interpretada por Nardel Silva; Índia, com Paula Fernandes e Leonardo. Por fim, em quinto lugar, estava Lady Gaga e Beyoncé com Telephone.
Diante da repercussão da publicação, o próprio Spotify gravou uma mensagem de Cid Moreira direcionada a Guilherme e a avó Maria. O recado acabou emocionando os dois.
— Todos os dias, duas vezes pela manhã, eu ouço o mesmo Salmo que é para gravar. Depois que eu rezo o Salmo, eu agradeço e ainda falo com a Alexa. Eu fiquei muito feliz de ver o teu rosto falando e agradecendo. Para mim, foi uma vitória muito grande —afirmou Maria em um vídeo resposta como agradecimento ao jornalista Cid Moreira e ao Spotify.
Produção: Carolina Dill