Um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) vai celebrar o centenário de nascimento de um dos grandes nomes da música no Estado. Compositor e professor da UFRGS, Bruno Kiefer (1923-1987) será homenageado na sexta-feira (10), às 20h, na Casa da Ospa, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501), na Capital.
Sob regência de Cláudio Ribeiro, a orquestra apresentará um repertório inteiramente composto por peças nacionais. O destaque ficará por conta de três obras de Kiefer: Divertimento nº 1 para Orquestra, Convertimento para Orquestra e Diálogo para Piano e Orquestra. O pianista Ney Fialkow, que foi aluno do compositor, atuará como solista. Depois do intervalo, serão interpretadas obras de Lindembergue Cardoso e José Siqueira.
Os ingressos para o espetáculo estão à venda por R$ 40 (mezanino e balcões) e R$ 50 (camarotes e plateia), via plataforma Sympla, com taxas.
Antes da apresentação, às 19h, o professor Francisco Marshall conduzirá uma conversa sobre a trajetória do homenageado no projeto Notas de Concerto. As duas atividades serão transmitidas ao vivo e gratuitamente pelo canal da Ospa no YouTube.
Trajetória
Radicado no Brasil desde os 11 anos, Bruno Kiefer nasceu na cidade alemã de Baden-Baden. Ao longo de sua carreira, assinou mais de 150 composições e, com outros importantes nomes da cena erudita, foi um dos fundadores da Ospa, em 1950.
“Foi um mestre admirável, um criador de vanguarda que promoveu belos avanços na linguagem musical em nossa comunidade”, resumiu Marshall no material de divulgação, ao abordar o legado do músico.