Lendário produtor musical do Rio Grande do Sul, Ayrton dos Anjos, conhecido como Patineti, lamenta ao dizer que o auge dos festivais nativistas já passou. Aos 80 anos de vida, ele trabalhou com grandes artistas gaúchos e, atualmente, acredita que faz falta a repercussão que os eventos tinham antes, principalmente para o surgimento de novos nomes, tanto na interpretação quanto na composição.
Saudosista e inquieto, Patineti idealizou um projeto que traz alguns elementos dos festivais, como músicas e artistas que passaram por estes eventos tão tradicionais da cultura gaúcha — a atmosfera e a reunião destes talentos são os principais pontos de ligação. A nona edição de O Grande Encontro – Música dos Gaúchos ocorre nesta terça-feira (7), às 20h, no Auditório Araújo Vianna (veja detalhes sobre ingressos ao final do texto), em Porto Alegre.
Confirmados na atividade estão nomes das mais diversas gerações, como Gaúcho da Fronteira, Os Serranos, Daniel Torres, Maria Alice, Shana Müller, Loma, João de Almeida Neto, Neto Fagundes, Renato Borghetti, Elton Saldanha, Ernesto Fagundes, César Oliveira e Rogério Mello, Tatiéli Bueno, Juliana Spanevello, Luiza Barbosa, Charlise Bandeira e Luiz Marenco.
— Como produtor, trabalhei para todas as grandes gravadoras do Brasil. E eu era o rei do coletivo. Se eu gravasse um disco com 12 faixas, eu tinha 12 intérpretes. Isso começou a se espalhar, e eu comecei a conhecer mais artistas. Fiquei muito próximo destas pessoas e produzi grandes nomes do Rio Grande do Sul. Muitos deles estão agora em O Grande Encontro — celebra Patineti.
Os artistas, que se apresentarão sozinhos, em pares ou trios — muitas destas formações são inéditas —, interpretarão clássicos do cancioneiro gaúcho, também realizando homenagens a grandes nomes da música do Estado. Assim, o espetáculo pretende enaltecer a cultura regional e manter acesa a chama do nativismo, musicando a realidade e os símbolos do Rio Grande do Sul. Este será um aquece para chegar, no ano que vem, à décima edição, que, de acordo com Patineti, será a maior de todas.
Show reúne diferentes gerações
Presente desde a primeira edição de O Grande Encontro, João de Almeida Neto, 66 anos, explica que a amizade com Patineti vem de muito tempo, antes mesmo de o artista ser reconhecido no Estado — a dupla trabalhou em conjunto em todos os discos gravados pelo músico ao longo do tempo. Para ele, o evento será de celebração à música gaúcha:
— É uma noite para a gente encontrar colegas músicos e conviver proximamente. Porque isso é uma coisa que muito poucas vezes acontece no mundo da música: a gente poder se reunir. Cada um está para um lado, trabalhando, cantando, tocando, fazendo a sua apresentação. Então, é difícil a gente se encontrar. E o Patineti proporciona isso. É uma noite que dá uma demonstração da pujança da música gaúcha.
Representando a nova geração, Luiza Barbosa, aos 17 anos, já participou de duas edições de O Grande Encontro — em 2019 e em 2022 — e agora chega para completar a trinca. Segundo ela, a sua relação com o evento começou por meio de um convite de Patineti, a quem considera um "amigaço". A jovem, então, não pensou duas vezes, pela importância do evento.
— O Grande Encontro traz um apoio a nós, músicos do Rio Grande do Sul, de uma forma tão bonita, no Auditório Araújo Vianna, com um público que gosta da nossa arte, da música boa gaúcha e brasileira. E foi uma enorme emoção quando o Patineti me convidou (pela primeira vez), porque eu tinha só 12 anos, era a pessoa mais nova, mas foi uma experiência incrível — conta Luiza.
Serão 80 artistas que cantarão 26 canções, em um espetáculo que deve durar cerca de duas horas e meia. A expectativa, assim como nos anos anteriores, é contar com um Auditório Araújo Vianna cheio, para fazer uma grande festa da música gaúcha. Para Patineti, ver os jovens e os veteranos no mesmo palco é uma alegria — e também vem dando "dor de cabeça":
— Estou tendo problemas para fazer a listagem, porque não posso deixar de fora bons artistas que estão se lançando agora. E eles vão chegando e se posicionando, mas os mais velhos também. Acomodar todo mundo não é tarefa fácil, mas está dando certo. E o mais legal disso tudo é que um é fã do outro. Então, vira uma grande festa.
O Grande Encontro - Música dos Gaúchos
- Nesta terça-feira (7), às 20h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 65. Ponto de venda sem taxa: Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611, loja 249 – Jardim Lindóia), das 10h às 22h, e na bilheteria do Araújo Vianna, aberta somente no dia do evento, duas horas do início. Ponto de venda com taxa: na plataforma Sympla.
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante.