Em parceria com a cantora espanhola Rosalía, a islandesa Björk lançou, nesta terça-feira (21), o videoclipe da música Oral, uma canção de protesto contra a piscicultura na Islândia.
Em postagem no X (antigo Twitter), Björk menciona que a música foi escrita há 25 anos, influenciada pelo estilo dancehall, a "avó do reggaeton". No entanto, nunca foi lançada. Decidiu, então, chamar Rosalía para reinventá-la e para participar do projeto em prol do meio ambiente.
A islandesa ainda explicou a decisão de arrecadar fundos e apoiar a ONG: "A criação industrial de salmão em recintos abertos é horrível para o ambiente. O salmão de viveiro passa por imenso sofrimento e causa graves danos ao nosso planeta. Esta é uma forma extraordinariamente cruel de fazer comida. A luta contra a indústria de canetas de rede aberta faz parte da luta pelo futuro do planeta. Um dos desafios ambientais mais graves para o norte neste século é a acidez do oceano. No espaço de cinco anos, a piscicultura norueguesa em mar aberto das empresas MOWI e SalMar já danificou grandes áreas nos nossos fiordes, tanto a vida marinha, como os animais e as plantas, o que atribuirá a isso. Ainda podemos reverter isso. os nossos processos jurídicos sobre biodiversidade, crueldade contra os animais e muito mais poderão tornar-se casos exemplares em todo o mundo".
Logo na abertura do videoclipe, Björk informa que os direitos autorais da faixa e os lucros arrecadados das doações serão destinados à organização não governamental AEGIS, que luta contra a piscicultura em alto mar na Islândia.