Reunindo nomes expressivos de diferentes gerações da música brasileira, a primeira edição porto-alegrense do Festival Turá ocupará o Anfiteatro Pôr do Sol neste fim de semana. Serão dois dias de rock, rap, pop, MPB e até de um aquece para o Carnaval.
Originalmente previsto para o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), o Turá deve reativar um espaço histórico da capital gaúcha, que está sem receber eventos desde 2019. Como o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, informou a GZH, a área do Anfiteatro poderá receber eventos até que as obras sejam iniciadas. Porém, a concha acústica precisa ficar isolada — o palco deve ser montado à frente.
Na retomada do Anfiteatro, o festival contará com uma lista de atrações de diferentes gêneros e em diferentes momentos de suas carreiras, espelhando a pluralidade do país, como observa a Time For Fun, organizadora do evento. O Turá estreou em 2022, em São Paulo, e já entrou para o calendário de grandes eventos nacionais.
Com abertura prevista para as 13h nos dois dias, a edição porto-alegrense do Turá será inaugurada com Carnaval. A primeira atração de sábado será o Bloco Império da Lã, às 13h50min, comandado por Carlinhos Carneiro.
Em seguida, será a vez de Jup do Bairro, às 15h20min. Mulher trans do Capão Redondo, bairro de São Paulo, ela se notabilizou com seu álbum de estreia, Corpo Sem Juízo (2020), que promove um passeio por rap, funk e R&B.
Conforme a cantora, o Turá já se tornou um novo clássico na cena paulistana com seu line-up, que ela descreve como autêntico e culturalmente rico. E para a primeira edição do festival no Rio Grande do Sul, Jup chega com novidades.
— Estou honrada em dividir o palco com meus grandes ídolos Pitty e Fresno, inclusive já gravamos juntos. E também artistas ímpares como Alceu Valença e Emicida, tremendo! — celebra a cantora. — Apresentarei Umbral Experiência, uma imersão audiovisual e uma nova roupagem das minhas canções, em um estilo punk eletrônico industrial, sob direção musical de CyberKills. Será minha turnê transitória que abrirá novos trabalhos.
Depois, às 16h45min, o Papas da Língua volta a se reunir em sua formação original, após quatro anos, especialmente para o Turá. Às 18h20min, Alceu Valença sobe ao palco com o show Alceu Dispor, trazendo sucessos como Estação da Luz, Coração Bobo e Anunciação, entre outros. Além disso, o cantor destaca que seu show é "cinematográfico".
— Já está tudo ensaiadinho — assegura. — Se a pessoa prestar atenção, verá que o show funciona como um roteiro de cinema. Uma música vai sempre entrando na outra. Se falo em Girassol, falo depois em Flor de Tangerina. Fui montando de maneira natural e depois me flagrei com um roteiro (risos).
Rock, rap e Caetano
O sábado será encerrado com Emicida, um dos maiores nomes do rap brasileiro da atualidade, às 21h40min. Só que antes, às 19h55min, o festival irá promover o encontro de Fresno e Pitty no palco.
É a segunda vez que eles se reúnem: a primeira foi no Popload Festival, em 2022, em São Paulo. Para Lucas Silveira, vocalista e guitarrista da Fresno, a cantora tem uma história muito parecida com a da banda, de raízes underground e de uma fidelidade a essas raízes.
— Justamente o que garante uma carreira tão longa e tão cheia de momentos épicos — completa Lucas. — Testamos esse encontro no ano passado, em outro show, e a reação do público foi maravilhosa. É uma honra poder emprestar nossa sonoridade para um repertório tão forte e tão cheio de sucessos que rodaram todos os cantos do país. É algo que nos faz muito bem.
Ao longo do sábado, haverá sets dos DJs das festas Cadê Tereza?, Cabaret, Blow Up e Céu Bar + Arte intercalando as atrações. Já no segundo dia a discotecagem ficará a cargo da festa Cadê Tereza? por Nanni Rios, DJ Chernobyl, DJs Carol Sanches & Raquel Pianta e do festival Morrostock.
No domingo, mais Carnaval no Turá: Bloco da Laje abrirá os trabalhos, às 14h. Depois, às 15h30min, a banda Francisco, el Hombre subirá ao palco. Duas cantoras em ascensão, Marina Sena e Duda Beat, serão atrações na sequência — às 17h05min e 18h40min, respectivamente.
O rapper Baco Exu do Blues será o penúltimo nome do festival, às 20h15min, trazendo toda a sua versatilidade rítmica. Por fim, a primeira edição gaúcha do Turá será fechada por uma entidade da música brasileira: Caetano Veloso, às 21h50min, com show da turnê Meu Coco.
Ingressos para o Festival Turá
Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 410 por dia (inteira, lote 3), com desconto de 40% mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. A venda ocorre pelo site da Tickets For Fun, com taxas, e na PUCRS Store (Av. Ipiranga, 6.681), em Porto Alegre, bilheteria oficial onde não é cobrada taxa. Sócios do Clube do Assinante têm 15% de desconto.
As entradas adquiridas para o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho seguem válidas.
Programação completa
Neste sábado (18)
- 13h50min - Bloco Império da Lã
- 15h20min - Jup do Bairro
- 16h10min - Céu Bar + Arte by Johnny 420
- 16h45min - Papas da Língua
- 17h45min - Blow Up
- 18h20min - Alceu Valença
- 19h20min - Cabaret
- 19h55min - Fresno convida Pitty
- 21h05min - Cadê Tereza? por Nanni Rios
- 21h40min - Emicida
Neste domingo (19)
- 14h - Bloco da Laje
- 15h30min - Francisco, el Hombre
- 16h30min - Morrostock
- 17h05min - Marina Sena
- 18h05min - Carol Sanches & Raquel Pianta
- 18h40min - Duda Beat
- 19h40min - DJ Chernobyl
- 20h15min - Baco Exu do Blues
- 21h15min - Cadê Tereza? por Nanni Rios
- 21h50min - Caetano Veloso