Apesar da chuva, que só foi dar trégua no começo da noite, a primeira edição do festival Avante teve início neste sábado (11), na zona norte de Porto Alegre. Até domingo (12), serão 20 horas de música e mais de 30 atrações regionais e nacionais, que ocuparão dois palcos no FV 4º Distrito (Rua Dr. João Inácio, 145), no bairro Navegantes.
Com a finalidade de mesclar sonoridades e gerações de artistas, o festival reuniu milhares de pessoas no FV. E a pluralidade ia além da música — nomes do rock, funk, rap, eletrônica, MPB etc —, manifestando-se também no público, bastante diverso e colorido no vestuário.
Aliás, talvez a peça mais recorrente no primeiro dia de Avante tenha sido a capa de chuva. Mesmo quando o tempo deu brecha, havia quem estivesse vestindo o acessório. Também era comum ver pessoas ainda um tanto encharcadas, mas que possivelmente secariam dançando.
Quando a reportagem de GZH visitou o festival, ainda havia algumas poças d’água pela pista, mas nada que atrapalhasse a experiência. A circulação pelo festival era tranquila. O local do evento carrega uma identidade de ferro velho (algo indicado no nome), chegando a expor alguns carros antigos em cima de uma das instalações.
O rapper Nego Joca abriu o evento às 14h. Depois dele, Savannah DJs, Supervão, Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo e Ubuntu passaram pelo palco Avante. Uma das principais atrações do dia, a cantora baiana Karine Buhr subiu ao palco somente acompanhada do guitarrista Regis Damasceno, assim como costuma ser em seu show Voz e Tambor.
Além de cantar, Karine atuou em instrumentos de percussão, como congas e alfaia. Em menos de uma hora, ela realizou um show denso e visceral, praticamente punk rock. Era minimalista, mas, ao mesmo tempo, a voz impecável da cantora segurava qualquer ambiente.
Já no palco Avante Club passaram DJs como Jojo, Lapax, Mari Hermel, Fritzzo, Posada e Marigdas. Situado em um galpão, o espaço continha candelabros no teto, além de quadros com molduras barrocas na parede, tendo uma finalidade mais de balada. Por ali, o clima aqueceu bastante quando DJ Chernobyl e Deize Tigrona se apresentaram.
Ainda neste sábado, houve shows de nomes como Tom Zé e a banda Àttooxxá. No domingo, será a vez de FBC, Da Guedes com Cristal, MC Luanna, Trabalhos Espaciais com Di Melo, entre outras atrações.