DJ Mark the 45 King, influente produtor musical de hip-hop, morreu na quinta-feira (19), aos 62 anos. Ao longo de sua trajetória, ele trabalhou com nomes como Queen Latifah, Eminem e Jay-Z, e ficou conhecido por inserir batidas de jazz nas composições.
A morte foi anunciada pelo DJ Premier e por Eminem em publicações nas redes sociais. A causa do óbito não foi divulgado. "Seu som era diferente de qualquer outro", escreveu o amigo DJ. "Durma em paz, Mark, obrigado por tudo o que você fez. Você é uma parte tão especial de nossa cultura que está esculpida em pedra na maior parte de nós".
"As lendas nunca acabam. Descanse em paz, Mark Howard James, também conhecido como The 45 King… Sou muito grato!", registrou Eminem.
A cantora Queen Latifah também publicou uma série de imagens em homenagem ao produtor musical nos stories do Instagram. "Obrigada por me ensinar, me colocar sob sua proteção, me ensinar sobre essa coisa chamada hip-hop e muito mais!", acrescentou a artista em uma publicação no Facebook.
Nascido em 1961 no Bronx, em Nova York, Mark Howard James foi um pioneiro no cenário do hip-hop nos anos 1980. O músico ganhou o apelido de The 45 King (O Rei dos 45, em tradução livre) pelo uso de samples de discos antigos (de 45 rotações ou RPM), que consiste na mistura de trechos de outras músicas em novas produções, prática que se tornou comum no gênero.
DJ Mark the 45 King produziu e coproduziu clássicos do hip-hop como Stan (2000) de Eminem, Hard Knock Life (Ghetto Anthem), de 1998, de Jay-Z, e os primeiros sucessos de Queen Latifah como Wrath of My Madness (1989) e Ladies First (1989). Mark the 45 King também trabalhou com Madonna no remix de Keep It Together (1990).