Considerado um dos cem maiores discos da música brasileira em um levantamento feito pela revista especializada Rolling Stone, Psicoacústica é parte da história do rock nacional e do Ira!. No ano em que completa 35 anos, a obra ganhou um show especialmente dedicado ao seu sucesso – espetáculo que desembarca na Capital na noite desta sexta-feira (6), às 21h, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80).
A apresentação, porém, não se limita às canções do disco. A ideia do show é levar a plateia para um passeio pela história do grupo formado em 1981 na cidade de São Paulo, a partir de suas composições, revisitando quatro décadas de dedicação à música.
Os ingressos custam entre R$ 180 e R$ 220, à venda na plataforma Uhuu.com, com taxas. Os 50 primeiros sócios do Clube do Assinante ganham 50% de desconto, e os demais levam 20%.
Sucesso
Com proposta conceitual, o disco Psicoacústica foi lançado poucos anos após o fim da ditadura militar no país. Ele bebe desse contexto em suas letras, que em determinados momentos trazem tons pessimistas ou questionadores. Incertezas sobre os sentimentos da juventude e contato com a fama também estão presentes na obra, que conta com referências do reggae, do rock e até mesmo do rap.
A produção veio na esteira de dois álbuns bem-sucedidos da banda, Mudança de Comportamento (1985) e Vivendo e Não Aprendendo (1986). Porém, no momento de seu lançamento, Psicoacústica não encontrou a mesma empolgação por parte do público que acompanhou as obras anteriores do Ira!. O sucesso do novo álbum veio com o passar tempo, conquistando fãs ao longo das décadas seguintes.