O single Magia Amarela, lançado em parceria com Juliette e Duda Beat nesta quarta-feira (18), tornou-se alvo de polêmica por conta dos elementos semelhantes a AmarElo, música do rapper Emicida. Duda Beat havia publicado nota oficial sobre o caso na tarde desta quarta, mas o texto foi apagado posteriormente.
Evandro Fióti, irmão e produtor de Emicida, veio a público durante a manhã para falar das acusações. Juliette publicou uma manifestação por meio da empresa que a representa mais cedo:
"Informamos que a música Magia Amarela faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos", diz o comunicado.
Entenda o caso
- A música Magia Amarela foi anunciada com um single nas redes sociais de Juliette e de Duda Beat.
- A canção AmarElo foi lançada em 2019 com participações de Majur e Pabllo Vittar e sample de Belchior para o álbum de mesmo nome.
- Internautas apontaram semelhanças entre nome, arte e conceito geral do trabalho de Emicida, vencedor do Grammy Latino em 2020.
- Diante da repercussão, Fióti se manifestou, acusando a música com parceria de Juliette e Duda Beat de plágio.
- O produtor ainda gravou uma live no Instagram, em que falou que a canção foi gravada para uma campanha publicitária e informando que a empresa havia procurado ele e Emicida anteriormente, mas a negociação não foi adiante.
- "Essa marca negociou com a gente, só que não chegamos a um acordo, tanto por cronograma, prazo, quanto por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que tínhamos de fazer", revelou Fióti.
- Ele ainda informou também que o departamento jurídico deles tomará as medidas cabíveis.
- A equipe de Juliette publicou nota afirmando que a cantora é uma das intérpretes do trabalho e que está "em contato com os contratantes para mais esclarecimentos".
Repercussão na internet
O nome de Emicida chegou a ser um dos assuntos mais comentados no X. Diversos usuários se manifestaram sobre as semelhanças entre as canções.
"Dá pra imaginar o diretor de criação falando a frase 'o Emicida não é dono da cor' seguida de uma risada de porquinho", escreveu um usuário.
"Copiar de artistas e criadores e marcas no geral pequenos é a coisa mais velha que o mercado mainstream das artes e publicidade faz. Agora copiar de EMICIDA, copiar TRABALHO VENCEDOR DE GRAMMY é muita sensação de poder fazer o que quiser né", tuitou outra.
"Infelizmente a justiça não é cega, é branca, e eu não acredito nela", registrou um terceiro internauta.