A cantora Leny Andrade morreu na manhã desta segunda-feira (24), aos 80 anos. Referência no jazz, a artista estava internada desde a última semana no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, e teve pneumonia e broncopatia inflamatória, segundo o g1. Ela se recuperava de uma pneumonia desde junho, mas teve piora no quadro clínico e não resistiu.
A notícia foi divulgada por meio de uma publicação no perfil oficial da cantora no Instagram e confirmada pela assessoria do Retiro dos Artistas, onde ela morava desde 2018.
"A diva do jazz brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno. Leny faleceu nessa manhã, cercada de muito amor", diz a postagem. A artista será velada das 10h às 13h desta terça-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O corpo de Leny será cremado posteriormente no Memorial do Carmo.
Leny era carioca e teve uma carreira de destaque na música brasileira, foram 34 álbuns lançados de 1961 a 2018. O último single foi gravado no ano passado, com o pianista Gilson Peranzzetta, para marcar o aniversário de 80 anos dela. Por Causa de Você é uma composição de Tom Jobim com letra de Dolores Duran.
A artista era amiga do cantor Tony Bennett, que morreu na última sexta-feira (21), e já foi definida pelo jornal The New York Times como "um misto de Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald da bossa nova". Em 2007, Leny levou o Grammy Latino com César Camargo Mariano pelo melhor álbum de MPB ao vivo.