Depois de muita negociação com São Pedro, o Concertasso vai ocorrer neste domingo (9), a partir das 17h, na Praça Gustavo Langsch, na zona norte de Porto Alegre. Por lá, então, caso não tenha chuva, além de o público encontrar um cenário digno de filme gringo, promovido pelas folhas das árvores que estão espalhadas pelo chão nesta época do ano, também haverá muita música. E de graça.
Entre os plátanos, estarão Hique Gomez e Renato Borghetti, que fazem pela primeira vez este encontro aberto ao público da Capital. Eles estarão acompanhados da Orquestra de Câmara da Ulbra e apresentarão os seus repertórios, como Barra do Ribeiro, e arranjos especiais de Hique para clássicos gauchescos como Couro Cru, além de outras surpresas — que tal Borghetti tocando Beatles em um arranjo tangueiro de Hique?
— Quem viaja encontra orquestras tocando em parques, nos metrôs, em qualquer lugar. Então, fazer isso aqui é dar acesso para as pessoas, inclusive as que não frequentam teatros. E vai ser uma música que está saindo da cidade, feita na cidade, que representa a cidade e que sai da alma das pessoas — conta um empolgado Hique.
Segundo as dicas da organização do evento, que é promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sedac) e pela Cia. Zaffari, a apresentação será um momento ideal para um piquenique em família. Por isso, aconselham levar uma cadeira de praia e um chimarrão para curtir o fim de tarde na companhia de boa música e recarregar as energias para começar bem a semana.
— Em um primeiro momento, as pessoas tendem a pensar que vai ser um troço tão diferente que elas não vão assimilar ou não vão curtir, mas é bem pelo contrário. As pessoas não só gostam como brilham os olhos. Então, a sensação que a gente tem no palco é de que estamos tocando em um teatro, mas estamos tocando ao ar livre. E se cria uma relação muito bonita — explica Borghetti, relembrando que tanto ele quanto Hique, além da própria Orquestra da Ulbra, costumam fazer, separadamente, eventos públicos como este.
O encontro vai contar com artistas que se admiram no palco, uma vez que, durante as respectivas entrevistas, cada um rasgou elogios ao parceiro de palco. Enquanto Hique classificou Borghetti como um artista "extraordinário" e comparou a sua importância para a música com a de Dominguinhos, o gaiteiro afirmou que o parceiro é um "vulcão de boas ideias". A dupla ainda convergiu para declarar a importância do maestro Tiago Flores à frente da Orquestra da Ulbra.
— É um trabalho de excelência, incluindo compositores e arranjadores, dando voz a novos artistas, novos intérpretes. É a formação cultural de um povo — destaca Hique.
— Eles tocam, claro, repertório clássico, erudito, como toda orquestra, mas fazem trabalhos com música popular, com música regional. E é muito legal essa filosofia da orquestra e tem muito do maestro Tiago, que é aberto a essas boas novidades. Então, com a orquestra e com a parceria do Hique, fica tudo mais fácil, né? — afirma Borghetti. — E vamos todos assistir ao Concertasso que vai ser bonitaço!
Caso São Pedro dê para trás no acordo que já estava selado e mande uma chuva, o evento deverá ser transferido para uma data a ser definida. O ideal é monitorar os perfis no Instagram dos artistas (@hiquegomez e @renatoborghettioficial), além da Praça Gustavo Langsch (@pracagustavolangsch).
Concertasso
- Neste domingo (10), a partir das 17h, na Praça Gustavo Langsch (Rua Artur Rocha, s/nº - bairro Bela Vista), em Porto Alegre
- A entrada é franca. Haverá espaço para doações de roupas para o projeto POA que Cuida - Campanha do Agasalho e do Alimento 2023, da Prefeitura de Porto Alegre