Conhecida mundialmente por sua versão da canção Nothing Compares 2 U, a cantora Sinead O'Connor morreu aos 56 anos. O falecimento foi confirmado nesta quarta-feira (26).
Em seus quase 40 anos de carreira, a artista acumulou diversos episódios polêmicos e momentos tristes. GZH relembra, abaixo, alguns deles. Confira:
Foto do Papa
— Lutem contra o verdadeiro inimigo — disse Sinead O'Connor enquanto rasgava uma foto do Papa João Paulo II, em 1992, durante uma apresentação no programa Saturday Night Live, um dos mais populares e antigos da TV norte-americana.
A intenção da artista irlandesa era denunciar os abusos sexuais de crianças dentro da igreja católica. No auge de sua carreira, depois de estourar Nothing Compares 2 U, Sinead, com a sua atitude, acabou encarando consequências, como deixar de ser chamada para programas de TV.
Aposentadoria de um dia
Em 2021, Sinead lançou um livro de memórias chamado Rememberings e, logo após, anunciou aos fãs que estava se aposentando dos palcos. Durou um dia.
"Boas notícias. F*da-se a aposentadoria. Retiro o que eu disse. Não estou me aposentando. Eu estava temporariamente permitindo que f*dessem a minha cabeça", escreveu a artista no Twitter.
Islamismo
Em outubro de 2018, Sinead anunciou no Twitter que se converteu ao islamismo e mudou seu nome para Shuhada' Davitt. Até então, ela se declarava católica.
Na rede social, a cantora postou seu comunicado: "Isso é para anunciar que estou orgulhosa de ter me tornado muçulmana. Esta é a conclusão natural da jornada de qualquer inteligente teólogo. Todo estudo das escrituras leva ao Islã. O que torna todas as outras escrituras redundantes. Eu terei um (outro) novo nome. Será Shuhada".
Treta com Prince
O sucesso mundial de Sinead veio acompanhado de uma inimizade. A sua versão de Nothing Compares 2 U, regravação de uma canção de Prince, em 1990, tornou-se hit. Porém, anos depois, a cantora irlandesa afirmou que o norte-americano a agrediu e a perseguiu.
— Nós nos encontramos uma vez, não nos demos muito bem e nós tentamos nos agredir. Na verdade, ele tentava me bater e eu tentava me defender, foi uma experiência assustadora — disse a artista em 2019, durante participação no programa Good Morning Britain.
Transtornos mentais
Em um vídeo de 12 minutos publicado no Facebook em 2017, Sinead falou abertamente aos seus fãs sobre transtornos mentais e a distância da família. A artista afirmou estar vivendo em um motel de beira de estrada, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Após o episódio, a irlandesa foi chamada para uma entrevista no programa Dr. Phill, onde declarou estar cansada de ser chamada de louca e conhecida como sobrevivente de abuso infantil, mais um episódio triste de sua vida antes mesmo da fama. Foi nesse mesmo programa que ela anunciou que mudaria de nome, o que aconteceu no ano seguinte.
Morte do filho
Shane O'Connor, filho de Sinead com o cantor folk Donal Lunny, foi encontrado morto no dia 8 de janeiro de 2022, em Wicklow, na Irlanda. O jovem de 17 anos fugiu do hospital em que estava internado, após duas tentativas de suicídio.
No Twitter, a cantora lamentou a morte do garoto: "Meu lindo filho Nevi'im Nesta Ali Shane O'Connor, luz da minha vida, decidiu encerrar sua luta terrena hoje e agora está com Deus. Que ele descanse em paz e ninguém siga seu exemplo. Meu bebê, eu te amo muito. Por favor, fique em paz.
Shane era um dos quatro filhos de Sinead, que ainda é mãe de Jake Reynolds, Roisin Waters e Yeshua Francis Neil Bonadio.