A cantora irlandesa Sinead O'Connor anunciou em sua conta no Twitter que se converteu ao islamismo e mudou seu nome para Shuhada' Davitt. Até então, ela se declarava católica.
Na rede social, a cantora postou seu comunicado: "Isso é para anunciar que estou orgulhosa de ter me tornado muçulmana. Esta é a conclusão natural da jornada de qualquer inteligente teólogo. Todo estudo das escrituras leva ao Islã. O que torna todas as outras escrituras redundantes. Eu terei um (outro) novo nome. Será Shuhada".
Além do anúncio, a irlandesa publicou fotos vestindo um hijab, frases que declaram sua conversão ao islamismo e divulgou um vídeo no YouTube cantando o Azan, chamado que anuncia o momento de oração dos muçulmanos.
"Foi uma primeira tentativa, daí ter errado algumas palavras. Mas é que fui tomada pela emoção, mas garanto que haverá outras centenas", escreveu a cantora.
Em 1990, Sinead O'Connor chegou ao topo do Hot 100 da Billboard com a música Nothing Compares 2 U. A canção, que foi escrita por Prince, foi regravada pela cantora em seu álbum I Do Not Want What I Haven't Got e ficou conhecida em vários países.
Em 2017, Sinead afirmou que mudaria de nome por conta do abuso físico e sexual que sofria por parte de sua mãe.
– Estou cansada de ser definida como uma pessoa louca, como uma sobrevivente de abuso infantil – disse ao talk show americano Dr. Phil. – Estou mudando de nome. Sinead O'Connor já era. Aquela pessoa já se foi – completou a cantora.