No espaço Deputado Carlos Santos, no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, é possível fazer uma viagem pelo tempo, tendo o Planeta Atlântida como protagonista. Em 18 fotos, o local recorda os mais de 25 anos do festival, mostrando desde o show do Mamonas Assassinas, em 1996, passando por Fito Páez, em 1997, e Tim Maia, em 1998, até Ivete Sangalo enrolada em uma bandeira do Estado, em 2015, chegando, é claro, em Armandinho, na edição deste ano do evento. A curadoria da mostra é do fotojornalista Jefferson Botega.
Desta forma, para quem entrava na casa dos deputados, ficava claro que a vibe do Planeta Atlântida havia tomado conta do espaço. E isto foi confirmado na tarde desta terça-feira (13), quando o tradicional festival de música do Litoral Norte foi homenageado, durante Grande Expediente, a partir da proposta do deputado Frederico Antunes (PP). Tal movimento buscou ressaltar a importância dos mais de 25 anos do evento que ocorre na Saba, em Atlântida.
Na ocasião, estiveram presentes, representando o Grupo RBS, entre outros nomes, o publisher e membro do Conselho da RBS, Nelson Sirotsky; o membro do Conselho de Acionistas Geraldo Corrêa; a diretora de Marketing e head do festival, Caroline Torma; e o diretor-executivo de Digital e Transformação, Marcelo Leite. Marcantonio Mocelin Chies, o Cicão, e Eugênio Pretto Correa, ambos sócios da DC Set Group, empresa que realiza o Planeta ao lado da RBS, também receberam as homenagens.
Na tribuna do Plenário 20 de Setembro, Antunes abriu o seu discurso dizendo que, naquele momento, a Assembleia deixaria de lado as discussões acaloradas para, então, dar espaço para a celebração, ao se referir ao Planeta Atlântida como sendo "mais que um evento, mas uma querida instituição cultural gaúcha". O deputado enfatizou que o festival chegou aos seus 26 anos, tendo uma "vigorosa existência".
— Arrisco dizer que, neste primeiro quarto de século, transcendeu a condição de ser a maior festa do verão gaúcho para se tornar um dos maiores e mais longevos eventos de arte e entretenimento de todo o Brasil e da América Latina. É uma daquelas coisas das quais a gente fala com muito orgulho — destacou Antunes, em seu discurso.
O deputado, ainda, resgatou a história do evento, relembrando os primeiros passos, em 1995, apontando que tudo começou com uma conversa de players que "não tiveram medo de pensar grande", destacando que o então executivo do Grupo RBS, Renato Sirotsky, procurou a DC Set Group, com a ideia de realizar um evento em comemoração aos 20 anos da Rádio Atlântida. E o que era para ser uma comemoração isolada tornou-se o festival que perdura até os dias de hoje.
Durante o Grande Expediente, pediram a palavra outros deputados. Falaram Rodrigo Lorenzoni (PL), Sofia Cavedon (PT), Marcus Vinícius (PP), Luciana Genro (PSOL), Delegada Nadine (PSDB), Gustavo Victorino (Republicanos) e Edivilson Brum (MDB). Todos exaltaram a importância do Planeta Atlântida para o Estado, como fomentador de economia, da cultura e do entretenimento e, principalmente, como um espaço seguro para que jovens possam celebrar a música e a vida e criar novas histórias, atravessando diferentes gerações.
Ao final do Grande Expediente, Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós, apresentou a música tema do Planeta Atlântida, agradecendo ao festival o espaço dado para os artistas gaúchos e dedicando o momento a Renato Sirotsky.
Agradecimentos
Depois da homenagem no Plenário 20 de Setembro, a exposição no Espaço Carlos Santos foi oficialmente inaugurada, com abertura de Frederico Antunes e uma fala de agradecimento de Nelson Sirotsky. O executivo celebrou a homenagem, destacando as pessoas responsáveis por fazer o Planeta Atlântida acontecer, e enaltecendo a parceria entre a RBS e a DC Set.
— O Planeta não nos pertence mais. Ele é do Estado, do país, dos músicos, da juventude e de todas as gerações que tenham a oportunidade de ver — disse Sirotsky. — Esse Planeta tem valores, tem raiz e é parte da cultura do Rio Grande do Sul e vai continuar sendo por muitos e muitos anos.
Para Cicão, receber tal homenagem é motivo de orgulho e satisfação, visto que a DC Set Group está à frente do evento, ao lado da RBS, desde a primeira edição. E esta celebração na Assembleia, segundo o executivo, aumenta a vontade de seguir com o projeto, levando-o cada vez mais longe:
— O Planeta, desde o início, sempre acompanhou a tendência de mercado, não só na área da música, mas com experiências que são realizadas dentro do evento. A pessoa que vai ao Planeta participa de diversas áreas e palcos, conhecendo novas tendências e isso acaba solidificando o negócio. E pretendemos seguir assim.
Já a diretora de Marketing do Grupo RBS e head do Planeta, Caroline Torma, celebra o reconhecimento do evento, mostrando que ele é mais que apenas um festival, mas um potencializador do desenvolvimento do Estado como um todo.
— E ainda tem toda essa energia boa que gira em torno de fazer um projeto como o Planeta, conseguindo atravessar gerações. Ele é um rito de passagem para os jovens. No marketing, se fala muito dos símbolos, dos signos. Então, o Planeta é um símbolo da juventude, do verão gaúcho. Não tem como tu ser jovem no Rio Grande do Sul e não passar pelo Planeta. E esse é o marketing mais forte, aquele que se vai vivenciando e que a gente vai passando de geração para geração — afirma Caroline.
Eugênio Corrêa, por sua vez, destacou a longevidade do festival:
— Nossas equipes seguem inovando cada vez mais, porque, a cada ano, a roda gira com uma velocidade muito maior do que há mais de 25 anos. E a gente tem que estar atento a tudo que está no cenário da cultura, do entretenimento. É por isso que o Planeta evolui de uma maneira gigantesca. E, assim, a gente quer fazer esse evento por, pelo menos, mais um século — projeta Corrêa.
A visitação da exposição comemorativa do Planeta Atlântida é gratuita e pode ser feita até 16 de junho, das 8h30min às 18h30min, no espaço Deputado Carlos Santos, no Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101).
As fotos do festival presentes na exposição são dos seguintes fotógrafos:
- André Ávila
- André Feltes (Preview)
- Anselmo Cunha
- Bruno Alencastro
- Dulce Helfer
- Fernando Gomes
- Jean Schwarz
- Júlio Cordeiro
- Lauro Alves
- Lucas Uebel (Preview)
- Ricardo Duarte
- Ronaldo Bernardi