Uma trend no YouTube que, por sua originalidade ao fazer releituras de pancadões, misturando com rock pesado, evoluiu até lotar casas de espetáculos pelo Brasil afora. Este é um pequeno resumo de Minha Playlist de Funk, projeto que foi criado pelo youtuber Lucas Inutilismo e pelo baterista Daniel Mazza, em 2018, e desembarca em Porto Alegre neste domingo (28) para ser apresentado em um Auditório Araújo Vianna lotado, a partir das 20h.
A iniciativa nasceu no ambiente digital, em uma época pré-pandêmica, quando as personalidades da internet criavam conteúdo mostrando as suas playlists de funk, destacando os seus hits favoritos do gênero. Lucas, por sua vez, decidiu imprimir o seu DNA metaleiro na brincadeira e, assim, nasceu o vídeo Minha Playlist de Funk — que somou mais de 2,3 milhões de visualizações e acabou se tornando um quadro dentro do canal do youtuber.
Nesta primeira incursão, Lucas tocava guitarra e cantava batidões como Vai Malandra, sucesso de Anitta, Fazer Falta, de MC Livinho, e Olha a Explosão, que estourou na voz de MC Kevinho. Mas tudo com arranjos para roqueiro nenhum colocar defeito, unindo dois mundos distintos, mas que, surpreendentemente, combinaram devido ao talento dos músicos.
Com o sucesso da empreitada, logo tomou forma a Banda Inutilismo, que saiu em turnê no final de 2019, acrescentando ao setlist funks que bombaram nos anos 2000, que se intercalam com músicas da atualidade na apresentação ao vivo. Os funkeiros/metaleiros já tocaram em Porto Alegre em 2022 e agora voltam para uma despedida — o projeto Minha Playlist de Funk já tem data para acabar: outubro deste ano. E chega ao fim mesmo arrastando multidões para os shows.
— Acho que o que dá mais beleza para um projeto bem-sucedido é saber a hora de terminar. E isso não quer dizer que eu vá sair dos palcos. Terminar até me dá um gás para pensar em alguma outra coisa, para fazer uma reinvenção. Eu acho legal trabalhar com essa ideia de escassez, da pessoa se sentir exclusiva por ter ido em uma parada e saber que aquilo ali é uma chance única — conta o youtuber e músico.
Além de Lucas, no vocal e na guitarra, e Mazza, na bateria, fazem parte da Banda Inutilismo André Casagrande, no baixo, Felipe Hervoso, na guitarra solo, e Jonathas Peschiera, nos teclados. O grupo também passará por outras cidades gaúchas neste final de semana: em Pelotas, na Morada do Sol (Av. 25 de Julho, 3735), na sexta-feira (26), e em Caxias do Sul, na All Need Master Hall (Rua Castelnovo, 13.351), no sábado (27). Ambos os locais abrem os seus portões às 22h.
Sonho de moleque
Deu trabalho para tirar Minha Playslist de Funk do ambiente digital e levar para o mundo real, ao vivo, com plateia presente e todo o cosmo que envolve um show. Ele e a banda precisaram readaptar músicas que já haviam sido adaptadas — para os vídeos, eles tocavam apenas trechos. E, em paralelo, ainda existia a tensão de não conseguir transportar o público fã do canal para casas de shows. Mas, no final, tudo deu certo.
— Fazer com que as pessoas saiam de casa para te ver é uma outra parada, um outro tipo de relação, que a gente vem construindo. Hoje, para mim, é muito surpreendente ver casas como o Araújo Vianna, que é imensa, lotada. Você entra e tem um monte de gente que comprou uma ideia de louco. Porque, afinal, isso é uma ideia de maluco, não é um negócio normal — brinca Lucas.
A relação do youtuber e músico com Porto Alegre, por sinal, vem desde o começo da carreira do artista. Ele, que só foi sair de São Paulo depois dos 20 anos, conta que a Capital foi um de seus primeiros destinos e, por isso, tem um grande carinho pela cidade. Inclusive, conta que o show que ele e sua banda fizeram por aqui em 2022 foi um dos melhores da breve trajetória do grupo:
— A gente foi tão bem recebido na primeira vez que fomos para Porto Alegre que, agora, a gente está se sentindo em casa — salienta.
Mesmo com um público majoritariamente na casa dos 16 aos 25 anos, Lucas Vinícius — nome verdadeiro do influenciador — diz que, na plateia, é possível encontrar pessoas de diferentes idades. E este é justamente o objetivo dele como artista: fazer uma apresentação que agrade a diferentes gostos e criar um ambiente em que todo mundo se sinta bem-vindo. É justamente tocando o seu som para o público que ele se sente mais realizado:
— O meu sonho de moleque sempre foi estar em cima do palco, me conectando com pessoas na vida real. Gosto muito de fazer as minhas patacoadas na internet e não vou deixar isso de lado, mas com certeza daqui para frente eu quero cada vez mais fortalecer meus laços com a parte musical da minha vida. Esse é um negócio que vem comigo desde que eu me entendo por gente.
Lucas Inutilismo – Minha Playlist de Funk
- Neste domingo (29), às 20h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
- Ingressos em segundo lote a partir de R$ 150 (inteiro) ou R$ 85 (solidário, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível).
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e acompanhante.
- Ponto de venda sem taxa: Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611 – loja 249), das 10h às 22h, e bilheteria do Araújo Vianna, aberta duas horas antes do evento. Pontos de venda com taxa: pelo site sympla.com.br/araujovianna.