O empresário e proprietário da rede de lojas Havan, Luciano Hang, está processando a banda gaúcha Punkzilla. Ele entrou com a ação no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Brusque, no dia 11 de maio, por conta da música Eu Odeio O Véio da Van, lançada em 2020.
Conforme o processo, o título da música pode remeter ao apelido como o empresário é conhecido nas redes sociais. “Embora no título da música não conste o nome do requerente, o seu conteúdo e sua ilustração inequivocamente indicam dele se tratar”, diz o texto.
A ação classifica a letra da música como “extremamente ofensiva” e “desrespeitosa”, sendo “inteiramente direcionada” a Hang. Ele pede indenização de R$ 100 mil por danos morais e a retirada de circulação da música.
A defesa de Hang cita a presença de 21 xingamentos diretos na música, como “senil”, “caloteiro”, “caduco”, “besta” e “brocha”, com imputação de características criminosas, que, segundo a ação, “por si só enxovalham a honra e imagem do autor, menoscabando sua respeitabilidade social". Para a ação, a letra é “extremamente injuriosa e humilhante, profere xingamentos e palavras de baixo calão, além de atribuir ao autor a prática de crimes”.
O processo alega também que a capa do single, que foi realizada pelo ilustrador Jean Etienne, referencia diretamente o empresário, como a representação da estátua da liberdade, símbolo da Havan, além de “um senhor careca vestindo roupa amarela, assim como o Sr. Luciano comumente se apresenta”. Por fim, “o avião carregando um faixa com o título da canção, feito este que à época do lançamento da música era deveras utilizado pelo requerente”.
Procurada pela reportagem, a banda prefere não comentar o caso no momento, por orientação jurídica. Os integrantes da Punkzilla ainda não receberam a intimação.
Pelo Instagram, o grupo fez uma brincadeira com um comunicado publicado em uma imagem: “Fomos processados pelo Luciano Hang pela música Eu Odeio o Véio da Van. Não sabíamos que ele dirigia vans”. “Ficamos sabendo pelos jornais, mas ainda não recebemos a intimação. Cremos que o Sr. Hang cometeu um equívoco”, complementa a legenda da publicação. Nos comentários, muitas manifestações de apoio à banda.
A reportagem também entrou em contato com a assessoria de Hang, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Punkzilla
Fundada em 2014, em Porto Alegre, Punkzilla é um grupo consolidado no cenário punk rock e hardcore do Estado. A banda é formada por Francis Fussiger (vocalista), Diego Aires de Freitas (baixista), Northon Amaral (guitarrista) e Lucas Costa de Souza (baterista).
Contando com letras politizadas e irônicas, Punkzilla tem como influência grupos de punk rock dos anos 1980, como Os Replicantes, Garotos Podres, Black Flag, Minor Threat, Dead Kennedys, entre outros.
Confira a letra de Eu Odeio O Véio da Van:
Ei, véio da van
Pra você o meu abraço mais fraterno
Mentira, eu quero que você (se Ilumine)
No poço mais fundo do inferno
Eu odeio o véio da van
Eu vou cuspir no véio da van
Eu vou jogar um ovo no véio da van
No véio da van, no véio da van
Eu detesto o véio da van
Vou dar um pescotapa no véio da van
Ninguém gosta do véio da van
Do véio da van, do véio da van
Babaca, bobalhão
Trouxa, senil
Gagá, caloteiro
Barbeiro, bobo
Eu odeio o véio da van
Eu vou cuspir no véio da van
Eu vou jogar um ovo no véio da van
No véio da van, no véio da van
Como fala asneira, esse véio da van
Eu vou cagar no véio da van
Vai pro inferno, veio da van!
Véio da van, véio da van
Filho da mãe, escroto, demente
Corno, decrépito, caduco
Sem noção!
Besta, canalha, tosco
Nojento, boquinha de cemitério, abestado
Sem moral, abobado, estupido
Ignorante, mangolão, brocha
Energúmeno, babaca
Meia roda, panaca, seu bolha
Bobalhão, bagaceiro, chinelão
Cachorro da mulesta
Salafrário, cara de caipora
Vai se danar, paspalho
Infeliz das costa oca, desgraçado
Reaça malditinho
Tá loco, tchê! Isso aí não dá pra querer
Essa é a minha contribuição
É pra mim mandar quem se fu...?