A Câmara de Vereadores de Florianópolis rejeitou, pela segunda vez, o título de cidadão honorário a Gilberto Gil. A proposta foi apresentada na terça-feira (14) e teve oito votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções.
O título foi proposto pela primeira vez em 2020 e chegou a ser aprovado em uma primeira votação. Porém, a aprovação dependia de duas votações com aprovação por maioria absoluta e, na segunda rodada, oito dos 23 vereadores do município foram contrários ao projeto.
A proposta mais recente foi realizada por Carla Ayres (PT) e Afrânio Boppré (PSOL). Para ser aprovado, o título precisava de ao menos 12 votos favoráveis. Os vereadores tinham intenção de homenagear Gilberto Gil durante a passagem do músico pela capital de Santa Catarina. Ele se apresenta na cidade em 26 de março, durante a Maratona Cultural, que será realizada em alusão ao aniversário de Florianópolis.
O título de cidadão honorário é concedido a pessoas que não nasceram em Florianópolis, mas prestaram serviços relevantes à cidade, ao Estado, ao Brasil, à humanidade e são reconhecidas em sua área de atuação.
O vereador Gilberto Pinheiro (Podemos), que votou contra, pediu vista da proposta e afirmou que o músico não cumpre os critérios estabelecidos. "Principalmente, não vejo ligação do homenageado com o nosso município", escreveu ele.