Para coroar a última semana de sua 24ª edição, o Porto Verão Alegre 2023 traz aos palcos da Capital uma filha de seu solo em parceria com uma das maiores vozes brasileiras. A cantora Duda Brack apresenta o show Na Pista com Quem Interessa, com participação especial de Ney Matogrosso, nesta quarta-feira (8), no Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028), às 20h. A empolgação com a atração foi tanta que os ingressos esgotaram, levando à abertura de novos setores de lugares, que ainda estão disponíveis para compra pelo site.
O show expressa uma transição entre o segundo álbum solo da compositora de 29 anos, Caco de Vidro (2021), e o novo trabalho que ela se prepara para lançar no segundo semestre deste ano. Atualmente radicada no Rio de Janeiro, Duda, que também é atriz, realizou apenas três performances do álbum, lançado em um período ainda conturbado da pandemia, e logo passou a integrar o elenco da novela Além da Ilusão, da Globo, levando à interrupção da turnê. Quando as gravações foram finalizadas, decidiu retomar os shows. Contudo, sentiu que queria levar outra energia aos palcos, mais condizente com seu trabalho atual, e, assim, alterou o nome da apresentação.
Desta maneira, Na Pista com Quem Interessa apresenta grande parte das canções que integram Caco de Vidro e novas versões de músicas de seu primeiro álbum, É (2015), trazendo elementos do funk carioca, da música latina e do hip hop 2000. A compositora também faz versões de canções de artistas como Rosalía, BaianaSystem, Pabllo Vittar e Destiny's Child.
Visto que o disco mais recente da artista foi lançado pelo selo de Ney Matogrosso a convite do cantor, compositor, dançarino, ator e diretor, ele se junta a ela em algumas apresentações. A participação costura-se ao repertório de Duda, com as músicas de ambos os artistas conversando, já que, para ela, o discurso da discografia de Ney está intimamente ligado ao seu, em questões como liberdade, meio ambiente e questionamento do patriarcado.
— Ele é uma grande referência, as músicas dele refletem um pouco do que é a minha busca na vida e na carreira — conta Duda. — O show é bem emocionante, é uma participação de luxo.
Portanto, refletindo o conteúdo dos discos da cantora, a performance traz um discurso que abrange questões políticas e sociais, com um caráter feminista, que permeia o trabalho e a vida de Duda. Com um show que descreve como moderno, com características performáticas e cênicas, ela prepara uma noite vibrante e dançante para conquistar o público porto-alegrense. A apresentação traz ainda Larissa Conforto na bateria, Fabio Sá no baixo e Diego Polini na guitarra, fazendo uso também de recursos eletrônicos.
— Eu digo para ela toda hora e ela não acredita: "Duda, seu show é bom, as pessoas gostam de você, você não precisa de mim" (risos). As pessoas, quando vão ver, adoram o show dela. Mas aí, tudo bem, eu vou e faço, porque eu gosto muito dela. Mas eu acho que ela já segura, ela é muito boa — revela o cantor, conhecido por seu vestuário e maquiagem exóticos que, junto a suas performances, desafiaram padrões conservadores da sociedade e lhe renderam o título de showman da MPB.
Na performance especial, Ney canta algumas canções icônicas de sua discografia, como Sangue Latino, Balada do Louco e Bandido, acompanhado pela gaúcha em algumas das faixas. Além disso, eles apresentam a música Ouro Lata, que gravaram com BaianaSystem e que está no último álbum da artista.
A participação do ex-integrante do Secos & Molhados no show de Duda ocorre a depender das circunstâncias — e um festival do porte do Porto Verão Alegre, argumenta a artista, "tinha de ter o Ney".
— Essa participação dele coroa um momento da minha trajetória que ele abraçou, acolheu e impulsionou — explica. — Nesse show, a gente, sempre que pode, gosta de ter a presença dele, por toda a história. Foi um disco que lancei junto com ele.
Os dois se conheceram em função de um projeto que a artista integrou ao lado de Charles Gavin, ex-Titãs. Duda e Gavin desenvolveram um show e o álbum Primavera nos Dentes, uma releitura do repertório do Secos & Molhados, que sempre foi uma grande referência para ela — sendo, consequentemente, fã de Ney. O músico ouviu o disco e, encantado com a voz da cantora, foi assisti-los. Assim, teve início a troca artística entre Duda e Ney.
Do encontro profissional nasceu uma grande amizade, que extrapola os palcos — e inclui tardes de conversas, café e banhos de piscina. Mesmo com a proximidade entre os dois, Duda ainda enfrenta um misto de emoções ao subir ao palco com o lendário artista.
— Quando ele faz a entrada triunfal, eu fico: "Meu Deus, gente, o Ney Matogrosso está no meu palco". Passa um filme na cabeça. É muito louco, muito emocionante, mas, ao mesmo tempo, não fico desconfortável, muito pelo contrário, porque a gente já tem intimidade, me sinto muito à vontade com ele — afirma.
Porto Alegre é um lugar em que sempre me entenderam
NEY MATOGROSSO
Cantor
Retorno à Capital
Duda Brack iniciou a trajetória musical em grupos vocais e em bares de Porto Alegre e partiu da cidade há cerca de 10 anos. Ela se sente honrada por ter sido convidada para o Porto Verão Alegre e o considera um dos dois grandes movimentos da Capital, junto ao Porto Alegre em Cena.
— Cresci vendo espetáculos incríveis acontecendo nesses eventos e sempre sonhei em um dia estar lá. Então, retomar esse show agora e poder voltar para Porto Alegre neste evento que sempre achei o máximo, que está com uma programação incrível, um monte de artistas que admiro, e eu estar ali no meio, junto, é um luxo. Estou superfeliz — destaca.
A artista considera a apresentação simbólica:
— Hoje, depois de 10 anos, estou em outro lugar de maturidade como cantora e artista, então voltar como eu estou agora, em um evento do qual sempre desejei participar, é muito especial.
Ney, que aos 81 anos segue focado na turnê Bloco na Rua, ressalta que "sempre é bom" tocar em Porto Alegre e que vem à Capital desde a época da antiga banda.
— Com tudo que eu faço eu passo por Porto Alegre. É um lugar em que sempre me entenderam, é muito interessante. Em momentos em que outras cidades talvez me estranhassem um pouco, Porto Alegre nunca me estranhou, não. Sempre me senti muito confortável aí — revela.
Turnê
O show Na Pista com Quem Interessa deve permanecer em turnê apenas durante o primeiro semestre de 2023. Depois, a cantora planeja se dedicar ao próximo álbum, que deve vir ainda mais feminino e mais livre, mas com um discurso menos contundente no sentido político. Ainda sem título divulgado, o álbum também será mais solar e, como Duda adianta, "pop, bem caliente, divertido, safado e romântico", além de totalmente autoral, representando um momento de transição na carreira da gaúcha.