O guitarrista do Queen, Brian May, agora é um "Sir". May, que também tem doutorado em Astrofísica e é defensor do bem-estar animal, recebeu o título de Cavaleiro na sexta-feira (30), como parte da lista anual de honras de Ano-Novo do Reino Unido. O músico foi homenageado por serviços prestados à música e à caridade e disse que espera que o título de cavaleiro lhe dê "um pouco mais de influência".
— Talvez agora mais pessoas me deem atenção, se for Sir Brian ao telefone — brincou May em entrevista à Associated Press.
Ele estava entre centenas de artistas, líderes comunitários e atletas que foram reconhecidos na primeira lista assinada pelo rei Charles III, que celebra os serviços e as conquistas exemplares dos indivíduos em seus respectivos campos em todo o Reino Unido.
Em sua primeira lista, Charles homenageou 1.107 pessoas. Esses prêmios reais são atribuídos duas vezes por ano, no dia de Ano-Novo e no aniversário oficial do rei, sempre celebrado em junho, independentemente da data efetiva de nascimento do monarca (14 de novembro de 1948, para Charles III).
May fez campanha contra o abate de texugos e a caça à raposa por meio de um grupo de bem-estar animal que ele fundou em 2010 — chamado Save Me em homenagem à música de 1980 do Queen. Alguns animais que ele resgatou ao longo dos anos foram soltos em suas terras.
— Há muito tempo sinto que tínhamos essa falsa ideia de que os humanos são a única espécie importante no planeta, e não acho que um visitante alienígena veria isso dessa forma. Acho que toda espécie e todo indivíduo têm direito a uma vida decente e a uma morte decente. É mais ou menos de onde eu venho — explicou.
May agora se une a nomes como Paul McCartney, Ringo Starr, Mick Jagger, Elton John, Rod Stewart e Tom Jones, que também já foram homenageados com o título, um dos mais importantes do Reino Britânico, seguido pelos títulos de Oficial da Ordem do Império Britânico e Membro da Ordem do Império Britânico.