Os últimos românticos da cidade estarão no Auditório Araújo Vianna na noite desta quarta-feira (14). Não se trata de uma convenção, embora seja quase isso. A casa de espetáculos de Porto Alegre recebe, a partir das 21h, o show Classics - O Amor Está no Ar, que reúne no palco o brasileiro Mauricio Manieri e o cubano-americano Jon Secada. As canções de amor vão rolar soltas.
Entram no repertório clássicos da música romântica dos anos 1970, 80 e 90, entre brasileiras e internacionais. Por óbvio, Just Another Day e Angel, os maiores sucessos da carreira de Jon Secada, estarão presentes no setlist. Bem Querer e Minha Menina, marcadas na voz de Manieri, também.
Conforme o brasileiro, serão duas horas de grandes canções, para romântico nenhum botar defeito:
— As músicas que são verdadeiras obras de arte nunca morrem. Quando interpretamos essas canções, as pessoas se lembram de momentos bons das suas vidas. Grandes canções marcam como um perfume, como a boa comida que você come em uma viagem, pois a música tem esse poder de marcar a nossa alma. É interessante ver como as pessoas ficam emocionadas enquanto estamos cantando.
O espetáculo estreou em São Paulo no sábado (10) e cumpriu data extra no domingo (11). Foram duas noites esgotadas no prestigiado Espaço Unimed, dando o tom de como será também a passagem por Porto Alegre. Há poucos ingressos disponíveis para a apresentação na capital gaúcha.
Manieri não se surpreende. Afinal, esteve aqui em junho deste ano para dois shows com casa cheia no Teatro do Bourbon Country, na semana do Dia dos Namorados. Jon Secada também não estranha. Apesar de visitante, há três décadas ele está acostumado a sentir o carinho do público brasileiro, incluindo o dos fãs de Porto Alegre.
— Eu nunca pensei em alcançar um mercado como o do Brasil, nunca pensei que faria o sucesso que faço no país — afirma Secada. — Posso dizer que os meus fãs brasileiros são os mais apaixonados que tenho. É a verdade, não é algo que eu esteja dizendo para impressionar as pessoas. A maioria das minhas canções são cantadas em inglês, mas, quando sinto a energia das pessoas no Brasil, me dou conta de que a música cruza fronteiras. Não tem nada a ver com o idioma, tem a ver com o amor, com aquilo que as pessoas sentem com a música.
Por conta desta relação estreita com o Brasil, Secada já gravou canções com diversos artistas nacionais. A parceria com Manieri veio por sugestão do empresário do brasileiro, que já havia trabalhado com o cubano-americano em algumas ocasiões e reconheceu semelhanças artísticas entre os dois românticos. Começou com uma participação de Secada no DVD Classics, lançado por Manieri em 2019. O vídeo do dueto em Just Another Day fez sucesso entre os fãs do brasileiro, impulsionando a ideia de rodar o país em turnê conjunta.
Vencedor de dois Grammy, Secada conta que aceitou sem pestanejar. Primeiro porque é fã da música, dos artistas e do povo brasileiros — e também de churrasco e de feijoada, como conta. Não poderia então perder a oportunidade de visitar o país mais uma vez. Em segundo lugar, porque desde o primeiro contato com Manieri, o santo bateu — na entrevista em espanhol, evidentemente não foi esta a expressão usada pelo cubano.
— Desde o princípio tivemos uma química muito bonita como artistas e como pessoas. Isso é algo muito importante, porque se não há química musical ou pessoal, não se pode trabalhar com a pessoa. Mas, com o Mauricio, foi assim que aconteceu desde sempre. Nos entendemos porque enxergamos as coisas da mesma maneira, compartilhamos as mesmas influências e temos o mesmo instinto musical — diz Secada.
Também para Manieri o match foi certeiro:
— Acho que as nossas vozes combinam. Às vezes você vai cantar com alguém e as vozes não combinam muito, mas as nossas casam perfeitamente. Os nossos gostos musicais também são muito parecidos, as nossas influências, o fato de sermos dois cantores românticos... Foi um encontro muito especial. Acabamos ficando amigos, porque ele é uma pessoa espetacular, um gentleman, um cara fantástico.
A turnê conjunta vem para encerrar com chave de ouro o ano dos dois artistas. No próximo, Manieri planeja gravar outro DVD e explorar novas parcerias. Também pretende retornar a Porto Alegre tão logo seja possível — "Sou apaixonado pela cidade", diz.
Secada afirma que está "preparando algo maior para o Brasil", mas diz ainda não poder revelar do que se trata. Sem maiores detalhes, só adianta que quer voltar a sentir muitas outras vezes a "energia da música no Brasil":
— Me encanta o que a música representa para vocês. O mais lindo é que somente estando no Brasil você entende o que significa a música nesse país. Foi só quando comecei a ir ao Brasil que me dei conta da riqueza que é a música brasileira. As pessoas não sabem, eu tampouco sabia. É preciso estar aí para sentir.
Mauricio Manieri e Jon Secada em "Classics — O Amor Está no Ar"
- Nesta quarta-feira (14), às 21h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 250, disponíveis na plataforma Uhuu
- Desconto de 50% sobre o ingresso inteiro para os cem primeiros sócios do Clube do Assinante a adquirirem o ingresso e de 10% pra os demais.