O presidente eleito Lula usou as redes sociais para lamentar a morte de Gal Costa, na manhã desta quarta (9). A cantora tinha 77 anos e havia passado em setembro por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A causa da morte, porém, ainda não foi divulgada.
O petista publicou uma foto abraçando a artista e prestou solidariedade aos seus amigos e familiares. "Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, sua técnica e sua ousadia enriqueceram e renovaram nossa cultura, embalaram e marcaram a vida de milhões de brasileiros", escreveu.
Ele continuou: "O país, que Gal Costa cantava para mostrar sua cara, hoje perde uma de suas grandes vozes. Mas o legado, a obra, a lembrança e as canções serão eternas como seu nome Gal. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e milhões de admiradores".
Janja, esposa de Lula, havia comentado mais cedo, a jornalistas em Brasília, sobre a morte da cantora.
— Eu soube agora há pouco da morte da Gal Costa, uma companheira que esteve com a gente aí nessa caminhada. A gente abraçou ela neste ano em um show dela da Mangueira, no canecão. Estou muito triste — disse a futura primeira-dama, segundo o g1.
Uma das ultimas publicações de Gal nas redes sociais foi uma foto fazendo o "L" em celebração à vitória de Lula nas eleições presidenciais, ocorridas no último dia 30 de outubro. Três dias antes, ela havia felicitado o agora eleito presidente pelo aniversário.