Shakira lançou nesta quinta-feira (20) seu novo single, Monotonía, acompanhado de um videoclipe. Gravada em parceria com o porto-riquenho Ozuna, a canção fala sobre o fim de um relacionamento e, segundo os fãs, faz uma série de referências ao divórcio entre a colombiana e o jogador de futebol espanhol Gerard Piqué.
Composta por Albert Hype, Nup, Ciey, Ozuna, Keityn, Primo e pela própria cantora, Monotonía é a primeira música lançada por Shakira após a polêmica separação, em meio a boatos de traição por parte do jogador do Barcelona.
Em entrevista à Elle no mês passado, a artista já havia sugerido que as canções de seu próximo álbum iriam abordar os últimos acontecimentos de sua vida pessoal. Para ela, a música foi uma forma de "dar sentido às coisas":
— Naqueles dias em que eu senti que minha força estava me escapando, como se eu não tivesse pernas, naqueles dias eu escrevi músicas, e me senti revitalizada e revigorada depois de uma sessão de composição. É como uma injeção de vitaminas. (...) Consciente ou inconscientemente, tudo que sinto, tudo que passo se reflete nas letras que escrevo, nos vídeos que faço.
Veja as referências que Monotonía faz sobre a relação entre Shakira e Piqué:
Letra
Na letra de Monotonía, Shakira canta sobre um relacionamento fracassado e o sentimento de falta de reciprocidade. Não foi culpa tua, nem minha / Foi culpa da monotonia / Eu nunca disse nada / Mas me doía, diz a artista. Tu com as tuas coisas / E eu a fazer as mesmas / Sempre à procura de protagonismo / Esqueceste aquilo que fomos um dia, continua a música.
O single também reflete sobre a frustração de se doar mais para a relação do que o parceiro: Você não deu nem metade / Mas eu sei que eu dei mais do que você / Estava correndo por alguém / Que por mim nem estava caminhando.
Segundo os fãs, o significado dos versos tem muitas semelhanças com o que disse Shakira a entrevista à Elle. A colombiana revelou que fez um "sacrifício de amor" ao deixar sua carreira em segundo plano e se mudar para a Espanha para que Piqué pudesse "jogar futebol e ganhar títulos":
— Quero dizer, um de nós dois teve que fazer um sacrifício, certo? Ou ele rescindiria seu contrato com o Barcelona e se mudaria para os Estados Unidos comigo, onde está minha carreira, ou eu teria que fazer isso. E, assim, um dos dois teve que fazer esse esforço e esse sacrifício. E eu fiz isso.
Clipe
Já o clipe tem uma referência mais direta a Piqué. O vídeo começa com Shakira em um supermercado, onde parece estar entediada olhando as prateleiras. Aí, ela encontra um homem e fica parada, com lágrimas nos olhos, até que ele dá um tiro que lhe arranca o coração.
No vídeo, o rosto desse homem não aparece, mas fica implícito que trata-se do jogador, pois o personagem usa um moletom branco e uma calça marrom — o mesmo look que Piqué usou no clipe de Me Enamoré (2017), que gravou com a então esposa.
Depois, no clipe, Shakira inicia uma jornada para recuperar o coração perdido. Ela sai caminhando pelas ruas, mas o órgão escapa de suas mãos e é pisoteado. Por fim, a cantora o encontra e decide guardá-lo num cofre de um banco. Ela dá um sorriso e guarda a chave do cofre, demonstrando que conseguiu seguir em frente.
Como se já tivesse previsto o clipe de Monotonía, Shakira projetou o futuro à Elle com o seguinte comentário.
— Vamos esperar esse buraco no meu peito fechar e depois ver o que acontece — disse. — Às vezes, uma mulher pode ser suficiente. Eu posso ser o suficiente neste momento para mim e para minha família, para meus filhos.