Taylor Swift enviou nesta segunda-feira (8) um documento em resposta ao processo movido pelos compositores da música Playas Gon' Play, que a acusam de plágio no hit Shake It Off. No texto obtido pela revista Billboard, a cantora afirma que não conhecia a canção ou a banda antes da acusação ser feita, em 2017.
"A letra de Shake It Off foi escrita totalmente por mim", afirma. "A primeira vez que eu ouvi a canção (Playas Gon' Play) foi depois que a alegação foi feita", acrescenta, ainda no documento.
Lançada em 2014, a música de Taylor Swift contém os versos "players gonna play" e "haters gonna hate", assim como a canção de 2001, do grupo de hip hop R&B 3LW. Em 2017, os representantes da artista chamaram a acusação de plágio de "ridícula" e "nada mais do que um roubo de dinheiro".
O caso foi rejeitado em 2018, após o juiz decidir que as frases são muito corriqueiras para serem protegidas por direitos autorais. No entanto, os autores de Playas Gon' Play recorreram e o processo foi reaberto por um juiz distrital, que a afirmou existirem "similaridades suficientes" entre as duas composições.
Na moção enviada por Taylor, ela diz que já escutou a frase "haters gonna hate" ("os odiadores vão odiar", em tradução livre) no cotidiano e em diversas "músicas, filmes e outros trabalhos". Ela explicou como se deu o processo de composição da música, em 2013:
"Na composição, eu me baseei em parte nas experiências na minha vida e, em particular, no implacável julgamento público da minha vida pessoal, reportagens no estilo 'clickbait', manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que aprendi que só precisava sacudir e focar na minha música."
Em declaração ao tribunal, o advogado da cantora critica os autores do processo: "Infelizmente, não é incomum que uma faixa de sucesso seja recebida por litigantes esperando um ganho inesperado com base em alegações tênues de que sua própria música foi copiada".