Guitarrista da banda de heavy metal Sepultura, o roqueiro Andreas Kisser volta aos palcos de Porto Alegre nesta quinta-feira (11). O músico se apresentará ao lado do filho na premiação dos vencedores do eFestival Instrumental, no Araújo Vianna.
O evento tem entrada gratuita e terá início com André Repizo, vencedor na categoria Público Geral, tocando as músicas que o ajudaram a ganhar a competição. Em seguida, sobe ao palco a Orquestra da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com a participação especial de Renato Borghetti. Depois, é a vez da Kisser Clan. Para encerrar, Repizo volta para se apresentar com Kisser.
A Kisser Clan é um projeto musical do guitarrista com o filho Yohan, no qual interpretam músicas de hard rock e heavy metal de bandas consagradas. A iniciativa surgiu há mais de 10 anos como uma "escola" para Yohan, que desde cedo se interessou pelo ofício do pai, para que pudesse ter a vivência de palco e compreender detalhes de como colocar um show em prática.
O músico conta com a presença do público nesta quinta-feira para vibrar com apresentações para todos os gostos.
— É sempre bom estar com o Kisser Clan, meu filho, amigos e também trabalhar com os organizadores desse festival, celebrar a música instrumental. No Brasil, principalmente, tem muitas vertentes e pouco espaço, comparando com a música vocal. Acho importante participar de festivais assim e celebrar novos talentos, novos nomes. Vai ser muito bom estar em Porto Alegre — ressalta.
O artista lembra ainda que a história da banda Sepultura com a capital dos gaúchos se iniciou no final dos anos 1980 e envolve shows com os Ramones no Gigantinho, com o Metallica no Jockey Club, além de apresentações no Araújo Vianna.
— Sempre faz parte do nosso circuito, sempre temos shows muito bons. A galera é muito roqueira, é aquela coisa do sul do Brasil também um pouco mais intensa, mais latina, da Argentina, Uruguai. Eles realmente conhecem o rock, hard rock, heavy metal — afirma.
E o músico já tem data para retornar a Porto Alegre após o festival: ele se apresentará com o Sepultura no dia 19 de agosto, no Teatro do Bourbon Country, em um show da turnê do último álbum da banda, Quadra, lançado em fevereiro de 2020. Há ainda diversos outros planos na agenda, com apresentações do Sepultura e de Kisser no Rock in Rio e uma turnê pelo México em outubro, seguida por uma na Europa. Na volta, o grupo ainda participará do Knotfest, festival da banda Slipknot, em São Paulo e no Chile.
Recentemente, Kisser havia se afastado durante uma turnê do Sepultura pela Europa para acompanhar a esposa no tratamento contra o câncer de cólon. Patricia Perissinotto, no entanto, não resistiu e faleceu no início de julho.
— A gente está levando o dia a dia com a ajuda da família e dos amigos, e trabalhar sempre ajuda — comenta.
eFestival Instrumental
O festival teve inscritos de todo o país nas categorias Público Geral e Profissionais da Saúde e revela novos talentos do Brasil desde 2001. O concurso musical tem a internet como sua principal ferramenta de realização.
Além de se apresentar ao lado de um artista ou grupo consagrado e reconhecido nacionalmente — nesta edição, Andreas Kisser —, os vencedores das categorias Profissionais da Saúde e Público Geral terão mentoria dos curadores do festival, gravarão um single com divulgação nacional e receberão um prêmio em dinheiro para alavancar suas carreiras. Os shows de premiação são realizados em São Paulo e Porto Alegre — no entanto, o vencedor da categoria Profissionais da Saúde, Stefano Rossi, não poderá comparecer à edição gaúcha.
- O quê: eFestival Instrumental
- Quando: 11 de agosto (quinta-feira), às 20h
- Onde: Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre
- Ingressos: entrada franca retirando o ingresso pelo link.