Rita Lee vai receber no Grammy Latino de 2022 o Lifetime Achievement Award, prêmio especial pelo conjunto de sua obra. A informação foi divulgada pela instituição na segunda-feira (25), em um evento oficial da Academia Latina de Gravação. A cerimônia será realizada em 17 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A roqueira de 74 anos recebe a homenagem em um ano de boas notícias: ela venceu um câncer em abril deste ano, quando anunciou que a doença havia entrado em remissão.
Considerada a Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee começou a carreira no grupo Os Mutantes e, em 1979, começou a colaborar com Roberto de Carvalho, seu parceiro de vida. Com uma sólida carreira solo, ela gravou álbuns de sucesso e acumula diversos hits.
Em 2012, a cantora anunciou sua aposentadoria dos palcos, embora tenha participado de forma pontual de shows nos anos seguintes. A artista já recebeu um Grammy Latino no ano de 2001, pelo álbum 3001, como melhor disco de rock daquele ano.
Homenagem
E a série de homenagens a Rita Lee não vai ocorrer somente no palco da premiação. Segundo o colunista do G1 Mauro Ferreira, a artista terá seu cancioneiro abordado por cinco jovens cantoras – Agnes Nunes, Giulia Be, Luísa Sonza, Manu Gavassi e Paula Lima – em um concerto digital da série Latin Grammy Acoustic Sessions em 2022.
A gravação foi feita em São Paulo, sob direção musical de Zé Ricardo, no início de julho. O registro integral da apresentação estará disponível em outubro em rede social da Academia Latina da Gravação.