Ex-vocalista do Screaming Trees, uma das principais bandas do movimento grunge, nos anos 1990, Mark Lanegan morreu nesta terça-feira (22), aos 57 anos. Segundo a nota divulgada em seu perfil oficial do Twitter, ele estava em sua casa, na Irlanda. Não há informações sobre a causa da morte.
"Nosso amado amigo Mark Lanegan morreu nesta manhã em sua casa em Killarney, na Irlanda. Um amado cantor, compositor, autor e músico, ele tinha 57 anos e deixa sua mulher, Shelley. Não há mais informações disponíveis por enquanto. Por favor, respeitem a privacidade da família", diz a publicação.
Lanegan foi um dos principais nomes do grunge, movimento que revelou bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden. Coautor da canção Nearly Lost You (ao lado de Van Conner e Gary Lee Conner), um dos maiores sucessos do Screaming Trees, o vocalista passou por rock alternativo, folk e blues em suas quase quatro décadas de carreira.
Além de estar à frente do Screaming Trees, que encerrou suas atividades no ano 2000, Lanegan também era parceiro eventual do Queens of the Stone Age e gravou hits como No One Knows e Burn the Witch. Outros projetos seus foram The Gutter Twins, com Greg Dulli (do Afghan Whigs), e um duo com a escocesa Isobel Campbell (do Belle and Sebastian).