Mais nova banda confirmada no Rock in Rio 2022, o Coldplay retorna aos palcos no próximo ano com uma missão além da música: fazer a turnê mais "sustentável possível". O grupo britânico, que já demonstrava preocupação com seu impacto na crise climática desde 2019, utilizará recursos como painéis solares e baterias sustentáveis.
Intitulada Music Of The Spheres, a turnê foi anunciada nesta quinta-feira (14) nas redes sociais da banda. No comunicado, eles fizeram questão de ressaltar as medidas que planejaram, pelos últimos anos, para reduzir os impactos ambientais.
"Tocar ao vivo e encontrar a conexão com as pessoas é, em última instância, a razão de existirmos como uma banda", justificaram sobre o retorno à estrada. "Ao mesmo tempo, estamos muito conscientes de que o planeta enfrenta uma crise climática. Por isso, passamos os últimos dois anos consultando especialistas em meio ambiente para tornar esta turnê o mais sustentável possível."
Para gerar eletricidade para os shows, serão utilizados um piso cinético também sob os pés dos espectadores nos estádios e bicicletas pedaladas pelos fãs.
"Apesar de nossos melhores esforços, a turnê ainda terá uma pegada de carbono significativa. Nos comprometemos a reduzir mais CO2 do que a tour produzirá, apoiando projetos de reflorestamento, conservação, regeneração do solo, captura e armazenamento de carbono (DACCS) e energia renovável", esclarece a banda no website oficial sobre o projeto (sustainability.coldplay.com). "A turnê vai financiar o plantio — e a proteção vitalícia — de milhões de novas árvores, incluindo uma árvore para cada ingresso vendido", prometem.
Com início em março de 2022, a turnê passará pela América Central, América do Norte e Europa e terminará no Rio de Janeiro em setembro, justamente no Rock in Rio. A banda, contudo, já prometeu que mais datas estão a caminho.
Antes disso, a banda lança seu novo trabalho Music Of The Spheres nesta sexta-feira (15), pelas plataformas de streaming de áudio. É o nono álbum de estúdio do grupo, dono de sucessos como Parachutes (2000), A Rush of Blood to the Head (2002), X&Y (2005) e Viva la Vida or Death and All His Friends (2008).