Morto em 4 de maio, o comediante Paulo Gustavo ficou eternizado na mente dos brasileiros. Em meio à homenagem ao artista que a escola de samba carioca São Clemente prepara para o Carnaval 2022, o humorista Marcelo Adnet afirmou ao jornal O Globo que vive um "turbilhão de emoções". Isso porque é um dos autores de uma letra que disputa com outras nove concorrentes para ser o samba-enredo Minha Vida É uma Peça.
— Através da festa, a tristeza vai embora de forma mais natural. Então a gente quer muito cantar Paulo Gustavo, dançar Paulo Gustavo... Queremos "paulogustavear" na avenida — disse Adnet.
A criação foi composta por Adnet em parceria com Teresa Cristina, André Carvalho, Gustavo Albuquerque, Pedro Machado, Fabiano Paiva, Baby do Cavaco, Gabriel Machado, Luizinho do Méier e Hamilton Fofão. Ela foi apresentada pela primeira vez no sábado (21), em evento da agremiação.
Os primeiros versos trazem um diálogo imaginado entre a mãe de Paulo Gustavo, Déa Lúcia, e seu filho. Já na segunda parte da letra há uma referência à oração de São Francisco de Assis, canção religiosa que Déa cantava para o filho durante a internação dele no hospital por covid-19.
— A oração de São Francisco é a que ele pedia para que a mãe e a família recitassem, inclusive na reta final de sua vida. Apostamos nessa oração, que é algo muito íntimo, forte e poderoso. E a gente ainda modificou uma ou duas palavras, transformando "amor" em "humor", por exemplo. "Onde houver ódio que eu leve humor". Acho que isso é bem a cara do Paulo — contou Adnet.
A sinopse do enredo da São Clemente é assinada pelo carnavalesco Milton Cunha e está dividida em cinco partes. São elas: "O céu de PG", "Hermínia Amaral", "Flecha do cupido", "Bondedazamigas" e "D de Diva Déa, Dulce, diversidade". Ao Globo, o presidente adiantou que pretende colocar cem amigos dele para desfilar e um carro alegórico com outros 40 integrantes, só para a família.
— O mais importante é o sentimento da escola. Não é um enredo qualquer, o Paulo Gustavo era gigante — disse.
Leia, abaixo, a letra do samba-enredo concorrente:
Meu filho, hoje o céu tá colorido
O brilho das estrelas mais potente
Os mestres te recebem com sorriso
No infinito do seu coração clemente
Você que foi mãe como tantas de nós:
Hermínia,
Empresta sua voz que encanta pra dizer
Hoje o samba saiu festejando você
No teatro da avenida
A cortina vai subir
Pro riso desfilar e resistir
Vai, meu menino
Só o amor pode te resumir
Ô dona Déa, vem cá!
Sacode meu gurufim
Faz um carnaval pra mim
Chama o bonde das amigas — ê saudade
Se essa rua agora é minha vai ter só felicidade
Senhor, fazei de nós
O instrumento de vossa fantasia
Onde houver ódio que eu leve humor
E esperança pra panela vazia
Na arte a gente se encontra, se esbarra, encena, faz valer a pena
Minha vida é uma peça
Vejo nela
Beyoncés na minha escola
Vai que cola
Pretas lindas de vestido amarelo
Em grande tela
O novo dia raiou
No beijo na boca do meu grande amor
Bravo Paulo Gustavo
A São Clemente vem te aplaudir
Os filhos teus são o futuro deste enredo
Que conta a história do Brasil que vence o medo