Com um atraso de várias semanas, Kanye West lançou seu novo álbum Donda nas plataformas digitais neste domingo (29).
Antes, ele já havia promovido uma sessão de audição de Donda no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos, além de outras performances promocionais. A divulgação chegou a ser feita com a passagem de carros de som em algumas localidades, inclusive em terras brasileiras, reproduzindo as canções inéditas.
Ao todo, o álbum conta com 27 faixas, com participações especiais de artistas como Jay-Z e Ariana Grande, além de diversos samples, como da conhecida Heaven and Hell is on Earth, da 20th Century Steel Band, em Heaven and Hell. Músicas como Jail, Ok Ok, Junya e Jesus Lord têm uma segunda versão, identificadas como "pt 2" no próprio álbum.
Também destaca-se a presença, mais controversa, de Marilyn Manson, que é acusado de estupro e abuso sexual e psicológico por várias mulheres, e de DaBaby, que recentemente fez comentários homofóbicos em uma apresentação. Chris Brown, que se declarou culpado de abusar da superestrela Rihanna em 2009, aparece como compositor e letrista da canção New Again.
O disco, que aborda temas religiosos e a vida pessoal agitada de West, foi nomeado em homenagem à sua mãe, Donda West, que morreu aos 58 anos após complicações de cirurgia plástica, em 2007.
Confira a faixa Jail, parceria de West com Jay-Z.