Diversos artistas usaram as redes sociais para manifestar apoio a Britney Spears após a cantora pedir o fim da tutela de seu pai, Jamie Spears, condição em que se encontra desde 2008. Na tarde de quarta-feira (23), a artista participou remotamente de uma audiência do caso, afirmando que está "traumatizada" e "deprimida".
— Eu só quero minha vida de volta — acrescentou.
Horas depois a audiência, nomes como Mariah Carey, Halsey, Jameela Jamil e Khloé Kardashian postaram mensagens lamentando a situação de Britney e desejando forças à artista.
"Nós te amamos, Britney! Continue forte!", escreveu Mariah. "Que Britney seja abençoada. Eu espero com todo o meu coração que ela seja libertada desse sistema abusivo. Ela merece isso mais do que qualquer coisa. Admiro a coragem dela de se defender hoje. Além disso, f***-se quem pensa que tem a autoridade como instituição e indivíduo de controlar a saúde reprodutiva de alguém", disse Halsey, fazendo referência às revelações de Britney de que é impedida de retirar seu DIU contraceptivo porque seus tutores não consideram "uma boa ideia" que ela tenha mais um filho.
"Desejando toda a sorte do mundo para a amiga de Tahani, Britney Spears, hoje. É o mais bizarro roubo de liberdade que aconteceu bem na frente dos nossos olhos por mais de uma década e eu espero que ela encontre apoio na organização de sua vida da forma que se sentir confortável agora", destacou Jameela, citando a personagem que interpretou na série The Good Place.
A socialite e estrela de Keeping Up With The Kardashians Khloé Kardashian disse: "Ninguém deveria ser tratado assim. Continue forte, rainha! Você merece o melhor".
Outros artistas, como a atriz Sarah Jessica Parker e o apresentador Andy Cohen, reforçaram a hashtag #FreeBritney, campanha online criada por fãs da cantora pedindo a liberdade dela.
Quem também se manifestou foi Justin Timberlake, ex-namorado de Britney. "Depois do que vimos hoje, todos deveríamos apoiar Britney neste momento. Independentemente de nosso passado, bom e ruim, e não importa há quanto tempo isso aconteceu... O que está acontecendo com ela não é certo. Nenhuma mulher deveria ser impedida de tomar decisões em relação ao próprio corpo", iniciou ele.
Na sequência, Timberlake afirmou que "ninguém nunca deveria ser detido contra sua vontade ou ter que pedir permissão para acessar tudo o que conseguiu com trabalho duro". Por fim, acrescentou que ele e sua esposa, a atriz Jessica Biel, apoiam Britney no caso. "Jess e eu enviamos nosso amor e total apoio para Britney nesse momento. Esperamos que os tribunais e sua família façam o que é certo e a deixem viver como ela quiser viver", finalizou.
O cantor, contudo, tem sido criticado por internautas, que o acusam de ser "hipócrita" e "cara de pau".
"Cale a boca, hipócrita", respondeu um seguidor. "Não é sobre você", disse outro usuário da rede social "Você explorou ela para seu próprio ganho e está fazendo isso novamente hoje. Talvez você deva apoiá-la em particular", opinou outro internauta.
A tutela de Britney
Como mostra o documentário Framing Britney Spears, lançado no Brasil pela Globoplay, a cantora vive sob a tutela do pai desde 2008, após enfrentar uma série de problemas pessoais desencadeados pela perda da tutela dos filhos para o ex-marido, Kevin Federline.
Em 2019, Jamie se afastou da função alegando problemas de saúde. Na mesma época, Britney pediu na Justiça que uma empresa especializada cuide permanentemente de suas finanças e carreira, solicitando mais liberdade para tomar as suas decisões artísticas e pessoais. Na época, o tribunal determinou que a Bessemer Trust atuasse como cotutora financeira ao lado de Jamie.
A defesa de Jamie alega que ele salvou a vida de Britney em 2007 e que, desde então, foi o responsável por multiplicar a fortuna da cantora. Ele diz ser a melhor opção para os cuidados da filha, que tem à sua volta "interesses egoístas" e pessoas "que procuram prejudicá-la".