Criado na Colômbia e trazido ao Rio Grande do Sul pelo rapper e produtor cultural Rafa Rafuagi, o Festival Cuida Natura ganha sua versão brasileira. O evento será realizado em formato online desta sexta-feira (14) a domingo (16), com transmissões gratuitas pelo canal do YouTube rafuagirap. O festival promoverá apresentações musicais de nomes como MV Bill e Tati Portella, além de debates sobre arte e meio ambiente, mas tendo foco em seu legado: financiar a construção de casas populares ecológicas.
Cuida Natura (abreviação de naturaleza, "natureza" em espanhol) é um festival viabilizado pela Lei Aldir Blanc e com apoio da prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais. Integrante do grupo de rap Rafuagi (formado também por Ricky e DJ Croko), Rafa é atuante em ações voltadas para a cultura e a periferia — como a mobilização para a aprovação da Lei da Semana do Hip Hop em Esteio e a criação da Casa da Cultura do Hip Hop, entre outros projetos.
O principal objetivo do Cuida Natura é unir cultura e meio ambiente como agentes transformadores da sociedade. Rafa teve seu primeiro contato com o festival colombiano em 2014, quando participou do evento.
— Vi que não era um festival de entretenimento pelo entretenimento. Tinha um viés obviamente cultural, mas também uma perspectiva de legado. Essa é a grande sacada. Lá eles fazem a gestão de reciclagem, na qual todo resíduo do evento se transforma em matéria-prima para construção de moradia popular ecológica. O que me encantou com o Cuida Natura foi a potencialidade para construir moradia digna — explica Rafa.
Rafa destaca que o principal diferencial do evento será o legado social que será deixado para a cidade de São Leopoldo, mais precisamente na Ocupação Steigleder, no bairro Santos Dumont. O festival tem como finalidade financiar a construção de casas populares ecológicas. Para isso, está promovendo um financiamento coletivo na plataforma Apoia-se pelo link apoia.se/festivalcuidanaturars.
Conforme a descrição da campanha, cada doação será diretamente revertida para itens e materiais necessários para a construção das casas populares. A iniciativa também garante que as casas serão construídas em parceria com mestres de obras e construtoras da região, sem custos de mão de obra ao projeto. Está prevista também a contratação de até cinco jovens atendidos pela socioeducação do município, cuja finalidade é fortalecer a reinserção social deles. O Cuida Natura conta, ainda, com o apoio de empresas da construção civil por meio do fornecimento de materiais de construção, esquadrias, recursos, entre outros. Rafa reforça que o projeto está sendo realizado em parceria com a prefeitura leopoldense:
— É o início, inclusive, de um piloto que pode tornar essa ocupação um bairro planejado. Para que todas as famílias tenham moradia digna, e a gente consiga engajar mais parceiros, do primeiro ao terceiro setor, para essa proposta.
A campanha de financiamento coletivo estará aberta até o dia 31 de julho. A entrega das casas está prevista para agosto.
Música e conversa
Entre os participantes dos debates e palestras, estão nomes como o rapper Emicida, o jornalista e escritor Frei Betto, o ativista de direitos humanos e empreendedor Raull Santiago e o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Já na lista de atrações musicais estão MV Bill, Rafuagi, Tati Portela, Nitro Di, Cristal, Carlinhos Carneiro e Supervão, entre outros.
— O festival está muito completo: show, talk e seminário. Todo focado em ser um evento que proponha soluções: seja o problema atual social da fome em relação à pandemia, seja em relação à gestão de resíduos e coleta coletiva e também à economia criativa — avalia Rafa.
Segundo o rapper, a ideia é que o evento seja realizado futuramente em formato presencial, com a arrecadação destinada à construção de casas populares ecológicas. Ele também não descarta que o Cuida Natura possa ser itinerante, sendo recebido em diferentes cidades.
Serviço
Na sexta-feira (14), o evento se inicia às 17h. Já no sábado (15) e domingo (16), será às 15h. Transmissões pelo canal do YouTube rafuagirap. Outras informações sobre o evento podem ser conferidas pelo Instagram @festivalcuidanaturabr.
Programação
Sexta-feira (14)
- Shows: Cristal, MV Bill, Ybnt Dejango Huella (Colômbia) e DJ Abu
- Cuida Natura Talk: Raull Santiago e Kellen Pasqualeto
- Seminário Arte e Meio Ambiente: Frei Betto, Joice Maciel, Janet Reyes (Colômbia) e Susana Muhamad (Colômbia)
- Apresentadores: Rafa Rafuagi e Nega Bula
Sábado (15)
- Shows: Tati Portella, Carlos Carneiro (Bidê ou Balde), DJ Croko e Supervão
- Cuida Natura Talk: Negra Jaque e Luciano Balen
- Seminário Arte e Meio Ambiente: Emicida, Boaventura de Sousa Santos, Gustavo Petro, Mariela Munoz (Paraguai), Ary Vanazzi e Pedro Vasconcellos
- Apresentadores: Rafa Rafuagi e Miri Brock
Domingo (16)
- Shows: Rafuagi, Nitro Di, B.Art, Zilla DXG, Lirik Kingz, Dplay, Smit Trap Funk, Preconceito Zero, Wu Mescla, Rapajador, Rapadura Xique Chico, DJ Dick Jay, DJ Smigou, BG Fenix e Consido Crew
- Apresentadores: Rafa Rafuagi, Aretha Ramos e Raiani