A cantora nativista Berenice Azambuja deixou no último sábado (3) o hospital Santo Antônio, na cidade de Tapejara, após internação por covid-19. Hospitalizada desde metade de março, a musicista de 69 anos viralizou nas redes sociais com um vídeo em que aparece tocando e cantando seu maior sucesso, É Disso Que o Velho Gosta, enquanto ganha alta da instituição.
Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira (5), Berenice contou sobre o período em que lutou contra a doença.
— A gente nunca aceita que aquilo vai acontecer com a gente. Nós tomamos todos os cuidados possíveis: máscara, álcool gel, não saindo de casa, aquela coisa toda. Mas infelizmente a gente não tá livre de pegar uma coisa assim. Então foi bastante difícil, eu comecei com os sintomas e já procurei ficar em casa. Em uma noite, já estava infectada há cinco dias, e comecei a ter muita fraqueza, eu me esforçava para me sentir melhor, mas tava bem difícil.
Berenice contou que, na ocasião, o médico que acompanhava o caso foi à casa dela e recomendou que ela fosse ao hospital para verificar sua respiração. Chegando à instituição de saúde, a cantora descobriu que estava com 50% dos pulmões comprometidos. O tratamento, segundo ela, incluiu apenas medicamentos, sem precisar de oxigênio.
Durante a recuperação, a cantora fez uma promessa ao médico que a estava monitorando: se vencesse a doença, sairia do hospital com a gaita em punho e cantando É Disso que o Velho Gosta.
— Então, quando eu saí de lá tocando e cantando, muita gente me criticou, dizendo que eu não deveria ter feito aquilo em meio a pessoas doentes. Mas eu não quis fazer festa. Onde eu estava, as pessoas ficaram felizes, saíram na porta. Alguns não puderam ir à porta, mas eu antes os visitei, tirei fotos com todos. Então eu sei onde eu pude chegar. Eu estava cantando com muita alegria porque estava saindo, mas com muita tristeza de deixar muitas pessoas queridas, amadas, no hospital.
Berenice disse que a sensação de ganhar alta e descobrir que estava livre do vírus foi de renascimento.
— Quando eu recebi a noticia de que eu ia ter alta, e saindo do hospital zerada, pra mim foi um renascimento. Vocês não têm ideia de como a gente se sente, estando lá, numa cama, com soro. Depois que tu recebe a notícia de que pode ir pra casa, parece que tu renasce, a vida muda. Saí dando mais valor à saúde e à vida — comentou a cantora, que seguirá o tratamento com fisioterapia e medicamentos em casa.
Durante a entrevista, Berenice também aproveitou para saudar os profissionais da saúde que a acompanharam e recomendou que a população tome todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. Ela também entoou um trecho de É Disso Que o Velho Gosta para os ouvintes da Rádio Gaúcha.
Confira a participação de Berenice no Timeline: