Criado para divulgar músicas produzidas durante o distanciamento social, o Festival Isolamento Acústico retoma sua programação gratuita nesta quarta-feira (6), com um bate-papo ao vivo com a banda Napkin. Nesta quinta (7), às 19h, ficará disponível o doc show acústico do dueto formado pela brasileira Natana Alvarenga e pela argentina e espanhola Kimberly Neves. Ao longo do mês, também integrarão o festival as artistas Carla El e Yas Speransa.
Em dezembro, passaram pela programação Bibiana Petek e Banda, Dandara Manoela e Zaka. Todos os shows são transmitidos e ficam disponíveis nas redes sociais, podendo ser acessados pelo canal do Youtube Loop Discos ou por meio da conta no Instagram, @isolamentofestival.
O projeto da Loop Discos surgiu em março de 2020, logo no início da pandemia. A ideia inicial era apenas levar música para amenizar o contexto de distanciamento social que o Brasil atravessava naquele momento. Contudo, após sete meses, decidiu-se ampliar a proposta, lançando um "festival-estúdio" gravado no estúdio Loop Reclame, em Porto Alegre.
O Festival Isolamento Acústico Sul foi priorizado pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul e conta com o patrocínio da Cervejaria Dado Bier e financiamento do Fundo Pró-cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. A curadoria fica por conta de Eduardo Santos.