A cantora Aretha Marcos, filha de Vanusa, publicou na noite de terça-feira (22) um vídeo no qual se emociona falando de sua mãe, que teve uma piora no quadro respiratório e foi entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na publicação, ela pediu "sabedoria para celebrar a vida e a morte".
— Eu sou uma grande fã da dor. Eu tenho profundo respeito pela dor e uma intimidade com a dor, de forma que eu nunca rejeito. Eu costumo convidar a dor pra um café, um bolo, e desmembrar, destrinchar a dor até que ela não doa mais. E que ela me ensine a ser sempre humilde e resiliente e grata pela grandeza da experiência que é estar vivo — iniciou na publicação.
— A morte e a vida estão intrinsecamente ligadas de forma que morremos e nascemos o tempo inteiro (...) como é extraordinária a passagem de cada pessoa sobre a Terra. Como é maravilhoso termos a grandeza de amar as pessoas na sombra, na luz, no bem e no mal. Que bom que existe a morte para nos ensinar a viver a vida — disse.
Recentemente, Aretha revelou que não vê a mãe há seis anos e que ambas não mantinham um bom relacionamento. No vídeo, contudo, ela disse se sentir honrada por ser filha de Vanusa.
— Minha gratidão eterna à beleza da estrela de Vanusa. Que honra, minha mãe nessa vida. Que me deu a oportunidade de estar aqui, de ser sua filha, de ganhar o seu DNA genial, do pensamento, da música, da sensibilidade e, principalmente, da personalidade. Da coragem de ser tudo que eu sou. Eu aprendi com ela. Minha filha vai pelo mesmo caminho, meu menino também, e isso é uma gratidão eterna — disse.
Vanusa foi internada no dia 5 de setembro, diagnosticada com pneumonia. No dia 12, foi levada para a UTI por conta do seu quadro de pressão arterial e saturação de oxigênio baixos. O boletim médico de terça-feira aponta que ela teve piora no quadro respiratório e precisou ser entubada.