O filho da cantora Vanusa, Rafael Vannucci, desabafou nesta quinta-feira (10) sobre o estado de saúde de sua mãe. De acordo o G1, o produtor afirmou que a artista sofre de demência e que a família tentou manter enfermeiros em casa para cuidar dela, mas precisou levá-la para uma clínica.
— A demência no idoso é uma coisa normal, que acontece (...) É uma doença muito difícil. A família que passa por ela sabe dizer o que é isso. Conhecer uma mulher, uma guerreira, uma artista, que sempre lutou pelos direitos das mulheres, do público que amava ela, uma mulher que sempre foi feminista. Não é fácil ver ela definhar em uma cama — desabafou.
Na última semana, Vanusa foi internada em um hospital no litoral de São Paulo com problemas respiratórios. O primeiro teste de covid-19 deu negativo e, de acordo com Vannucci, ela está com pneumonia. Ele relatou também que sua mãe está lúcida e respira sem auxílio de oxigênio. Contudo, ela não tem previsão de alta e continuará internada para tomar antibióticos por via subcutânea.
Quanto Vanusa deu entrada no hospital, Vannucci publicou um comunicado informando sobre o estado de saúde dela nas redes sociais. "Minha mãe Vanusa foi hospitalizada com problemas respiratórios e retenção de líquidos por conta de não conseguir ir ao banheiro. O estado dela é estável e tranquilo, porém ela continuará hospitalizada por conta de ter que tomar antibióticos via subcutânea (acho que o termo é esse) e não conseguir tomar por via oral! Obrigado pelo carinho de todos com minha mãe, Deus abençoe vocês", contou.
Desde então, acantora foi homenageada por diversas pessoas nas redes sociais, recebendo também mensagens de apoio. Aretha Marcos, filha da artista, também publicou um depoimento sobre o momento que a mãe está passando: "Minha mãe, assim como milhares de pessoas, está se transformando. A maior inteligência que já conheci. A pessoa mais verdadeira em sua luz e sombra, nunca soube ser de mentira. Boa de mentira, amar de mentira, ser mãe de mentira, tudo intenso e verdadeiro, só para fortes. Ela me deu o DNA, e me mostrou a porta para que eu pudesse buscar quem eu sou. Viva Vanusa!".