Little Richard, um dos pioneiros do rock, que conquistou fama nos anos 1950 com sucessos como Tutti Frutti e Long Tall Sally, morreu aos 87 anos. A informação foi divulgada neste sábado (9) pelo filho do músico, Danny Penniman, à revista Rolling Stone. A causa da morte não foi revelada.
Com uma voz particular, que ia do grave ao falsete, Richard captou a atenção do público e ajudou a delinear o estilo do rock, com suas performances eletrizantes e visual espalhafatoso.
Em 1973, Elton John já havia revelado que uma das principais influências de sua geração foi Richard. "Eu jamais havia escutado algo parecido. Acho que tenho mais o estilo de Little Richard do que de Jerry Lee Lewis. Jerry Lee é um pianista muito minucioso e cheio de habilidades . Little Richard é mais intuitivo", afirmou em entrevista.
Os Beatles gravaram faixas do músico, e artistas dos mais variados estilos já declararam sua influência, como Everly Brothers, The Kinks, Creedence Clearwater Revival, Elvis Costello e Scorpions.
Nos últimos anos, Little Richard estava vivendo em Nashville e realizava shows periodicamente. No palco, no entanto, as performances eram cada vez mais limitadas de movimento, por conta de uma cirurgia de quadril realizada em 2009.