"Se não toca Do Fundo da Grota, daí não adianta". A frase se tornou tema de muitos memes no ano que passou, e o resultado é que a música, gravada pelo cantor Baitaca há quase 20 anos, tornou-se agora quase obrigatória nos bailes de galpão.
Um dos principais estímulos para o sucesso foi o canal Santo Fole, no YouTube, que reúne informação e humor sobre o mundo do acordeom. Responsável pelo canal, o gaiteiro Paulinho Pezak divulgou vários vídeos sobre um músico que não sabe tocar Do Fundo da Grota. A brincadeira viralizou e ajudou a canção a ficar ainda mais conhecida.
A partir da série inicial de Pezak, muitos outros vídeos com dublagens engraçadas surgiram, inclusive envolvendo a banda que passou praticamente despercebida na época de seu lançamento. Baitaca contou a história da canção nesta quinta-feira (19), no programa Gaúcha+.
— Eu só peguei a caneta. Quem escreveu foi Deus — afirmou.
A faixa foi lançada no disco Meu Rio Grande é Deste Jeito, de 2002. O CD continha também a A História do Tico Louco, que se tornou um grande sucesso à época, ofuscando Do Fundo da Grota.
— Do Fundo da Grota é uma composição que surgiu de um conversa com um amigo. Levei uma frase para casa, sentei e escrevi. Ela sempre rodou, mas rodar estouradamente foi só de uns anos para cá.
Ouça a entrevista completa abaixo: