Há 32 anos, uma tradição acompanha os finais de ano na Capital. Trazendo interpretações emocionantes de canções natalinas, o Concerto Comunitário de Natal Zaffari mobiliza milhares de pessoas. Neste ano, o Parcão receberá, no domingo (8), a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, sob a regência de Evandro Matté, com as participações especiais de Anaadi e Helena Losada, do Ballet Vera Bublitz, do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e do Vocal Atmosfera. A cereja do bolo será a participação especial do cantor Daniel. Em entrevista por telefone, de São Paulo, o músico Daniel falou sobre a expectativa para a apresentação:
Qual tua expectativa para o show, já que terás uma orquestra te acompanhando?
É uma expectativa ótima, pois o som é diferente, é um momento diferente. Quando a gente se aproxima do Natal, do Ano-Novo, a gente consegue perceber que as pessoas estão mais sensibilizadas. Tenho certeza de que será um momento único. Já me apresentei em outras oportunidades com esse formato (ao lado de uma orquestra) e isso me encanta.
Tens uma ligação antiga com o público gaúcho. Como te preparas para o show, para ser recebido em um dos mais tradicionais parques de Porto Alegre? E o repertório?
É verdade, minha ligação com os gaúchos é antiga, é um público que sempre me acolheu, desde a época do saudoso João Paulo (João Paulo & Daniel formaram uma dupla até 1997, quando João morreu em um acidente de carro. Depois, Daniel decidiu seguir carreira solo), no início da carreira. Quanto ao repertório, serão as canções que eu me vejo cantando sempre, que fazem parte da minha vida e de outros artistas, também. Músicas que possam lembrar esse momento incrível, de fim de ano, um período de confraternização, união familiar, união das pessoas. Essa mensagem estará presente no repertório, com certeza.
Tu és um cara muito religioso, devoto de Nossa Senhora Aparecida. Como é a sensação de fazer show em um concerto de Natal, época marcada pela religiosidade?
A religiosidade sempre foi uma coisa muito presente na minha vida, a fé é um dos maiores pilares da minha vida
DANIEL
Cantor
A religiosidade sempre foi uma coisa muito presente na minha vida, a fé é um dos maiores pilares da minha vida. É ela que nos move e é muito prazeroso juntar as duas coisas. É legal trazer um pouco da sua fé numa época em que se fala sobre isso, sobre o nascimento de Jesus Cristo, do que ele representa para todos nós. A ideia é fortalecer isso para as pessoas que estarão presentes, sempre faço isso, por meio das minhas músicas.
Esse evento é diferente de boa parte dos shows que está acostumado a fazer, por ser um parque, de graça, a céu aberto. Como encaras isso? É de algum modo diferente fazer esse tipo de apresentação?
É uma satisfação poder estar em um concerto desse tamanho, diante de uma orquestra, em um evento gratuito, diante de um público que não pagará ingresso. Acredito que será uma energia incrível, incomparável.
Uma das participações especiais do evento será da Anaadi, gaúcha que já ganhou um Grammy. Com a velocidade das informações hoje, consegues acompanhar o surgimento de novos artistas?
Conheço a história da Anaadi, uma artista conceituada, tem um belíssimo trabalho. Estou sempre ligado no trabalho dos outros, pela natureza da minha profissão.
Concerto Comunitário Zaffari de Natal
- Domingo (8), a partir das 19h, no parque Moinhos de Vento (Comendador Caminha, s/nº, em Porto Alegre).
- Entrada franca.
Dos clássicos aos hits de Natal
No repertório, que deve durar cerca de uma hora e 40 minutos, estão previstas obras clássicas de Tchaikovsky (1840-1893), Beethoven (1770-1827) e Verdi (1813-1901), além de temas natalinos. Quando Daniel subir ao palco, da metade para o fim do espetáculo,
o romantismo tomará conta com hits como Declaração de Amor, Como Vai Você, Romaria
e outros.
Grande elenco
Além do destaque Daniel, a noite terá a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro com a participação das solistas Anaadi e Helena Losada e do Ballet Vera Bublitz, além do Coro Sinfônico da Ospa e do Vocal Atmosfera.