Música

Gigantes do metal

"É um dos melhores setlists que já fizemos", diz Adrian Smith, do Iron Maiden

Banda apresentará o show da turnê "Legacy of the Beast" nesta quarta-feira na Arena do Grêmio

Fábio Prikladnicki

Enviar email
Eduardo Anizell / Folhapress
Steve Harris, Adrian Smith e Dave Murray formam a tríade clássica da banda, que toca pela terceira vez em Porto Alegre

Ninguém pode acusar o Iron Maiden de viver das glórias do passado. Os gigantes do metal têm lançado discos de inéditas consistentemente (com menor frequência do que no passado, é verdade), e as últimas gravações ao vivo estão repletas de faixas recentes. Mas os milhares de fãs do sexteto britânico que peregrinarão à Arena do Grêmio nesta quarta-feira (9) à noite testemunharão um show quase todo feito de clássicos.

— O setlist é baseado no game Legacy of the Beast e funciona muito bem. É um dos meus sets preferidos, e olha que estou na banda há algum tempo! É um dos melhores sets que já fizemos — garante o guitarrista Adrian Smith, em entrevista concedida por telefone a GaúchaZH.

Será uma oportunidade rara para os fãs porto-alegrenses, que recebem os ídolos em sua cidade uma vez a cada década: os shows anteriores foram em 1992, na turnê de Fear of the Dark, e em 2008, com a turnê Somewhere Back in Time, ambos no Gigantinho. Agora, a banda desembarca com uma de suas maiores superproduções. Entre outras atrações, o cenário contará com uma réplica de um avião Spitfire da época da Segunda Guerra "voando" sobre a cabeça dos músicos.

— Não vemos a hora de tocar aí porque os fãs são apaixonados, e gostamos disso. O Brasil tem um dos melhores públicos do mundo — elogia Smith.

Hinos

Quem assistiu à transmissão pela televisão do show no Rock in Rio comprovou que, apesar da pirotecnia, a música está em primeiro lugar. Os sessentões ainda são capazes de apresentar uma performance endiabrada, com o incansável Bruce Dickinson fazendo honra a seus agudos, Steve Harris galopando seu baixo, o trio de guitarristas – Smith, Dave Murray e Janick Gers – enfileirando riffs e solos, e o baterista Nicko McBrain fazendo o palco trepidar. O que mudou nas performances depois de décadas na estrada?

— A tecnologia mudou, mas em essência tem sido a mesma coisa. Conosco o que você vê é o que você recebe. Para o bem e para o mal — brinca Smith.

E o que o público verá será um panteão de hinos do metal. Seguindo os últimos setlists, o show contará com Aces High, The Trooper, The Number of the Beast, Run to the Hills e Fear of the Dark, entre outros, além de faixas do interregno da banda com o vocalista Blaze Bayley (Sign of the Cross e The Clansman). E, claro, o monstruoso mascote Eddie marcando presença no palco.

Vivendo um de seus grandes momentos, o Iron Maiden revê o passado sem esquecer o futuro. Mas sobre o próximo disco de estúdio – o último foi The Book of Souls (2015) –, Smith desconversa:

— Estamos nos concentrando na turnê no momento. Estamos realmente felizes.

Iron Maiden — Legacy of the Beast Tour
Nesta quarta-feira
(9), às 21h.
Abertura dos portões: 16h. Shows de abertura: Rage in the Eyes (às 18h50min) e The Raven Age (às 19h40min).
Arena do Grêmio (Av. Padre Leopoldo Brentano, 110, Humaitá), em Porto Alegre.
Ingressos: até o fechamento desta edição, ainda havia entradas para pista premium (R$ 420). Venda pelo site livepass.com.br (com taxa) e na bilheteria da Arena, ao lado do portão 2, das 10h às 18h, conforme disponibilidade. Consulte em livepass.com.br eventuais lotes extras de ingressos para outros setores.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Atualidade

08:10 - 10:00