Com mais uma edição do MTV VMAs se aproximando, na próxima segunda-feira (26), as confusões que envolvem o prêmio musical começaram a vir à tona novamente. A mais bombástica delas aconteceu há exatos 10 anos, quando Kanye West roubou a cena ao subir no palco e protestar contra um prêmio recebido por Taylor Swift, na época com 19 anos.
O rapper tirou o microfone da cantora durante seu discurso e disse que Beyoncé deveria ter levado o prêmio na categoria Melhor Vídeo Feminino, escolhido por voto popular.
— Hey, Taylor, estou muito feliz por você, mas Beyoncé tinha um dos melhores vídeos de todos os tempos — disse West, se referindo à música Single Ladies.
Desolada, Taylor saiu do palco. No último prêmio da noite, porém, Beyoncé proporcionou seu momento de glória, ao convidar a artista para subir ao palco novamente e completar seu discurso.
Nesta semana, a revista Billboard juntou depoimentos de pessoas envolvidas na produção do evento, em 2009, para destrinchar tudo o que aconteceu no fatídico dia. Os relatos dos bastidores revelaram uma tensão sobre o estado do rapper, que estava visivelmente bêbado no dia da premiação, e também seu lugar na plateia: originalmente, ele deveria estar sentado a cerca de oito fileiras do palco, mas o moveram para a primeira fila após os organizadores notarem que não tinha homens suficientes no espaço.
Já o ex-presidente da Viacom Media Networks, Van Toffler, disse que encontrou Beyoncé chorando atrás do palco, dizendo ao seu pai que estava se sentindo mal por Taylor Swift. Toffler, então, revelou que o gesto tomado por Beyoncé foi pensado com antecedência. Como os organizadores sabiam todos os vencedores da noite, a avisaram que ela receberia o prêmio de Vídeo do Ano e poderia dar à Taylor uma segunda chance.
— Beyoncé concordou em fazer uma coisa maravilhosamente graciosa. Então o arco shakespeariano se desenrolou ao longo da noite — disse Toffler à revista.
A reação de Kanye West também provocou a ira de outros artistas. Um ex-repórter da MTV contou que a cantora Pink foi cheia de raiva na direção de Kanye West após ele voltar ao seu lugar na plateia.
— Eu não estava perto o suficiente para ouvir a conversa, mas ela estava apontando em seu rosto e acenando com a cabeça para trás — disse o correspondente, que não teve o nome revelado.
Desde então, Kanye West e Taylor Swift nunca de fato se acertaram, e, ao longo dos últimos dez anos, a polêmica entre os dois só cresceu, com alfinetadas em letras de músicas, em outros eventos e nas redes sociais.